Foto: João
Alves/Divulgação PMPA
Importância da economia criativa foi discutida em painel na conferência
Importância da economia criativa foi discutida em painel na conferência
Na mesa-redonda que abriu os trabalhos da parte da tarde do segundo dia da
1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo, foi abordado o tema “Turismo sob
a perspectiva da Inovação e da Economia Criativa”. Participaram do debate
Frédéric Vacheron, Abdon Barretto Filho, Elói Zanetti, Luiz Gustavo Barbosa e
Caio Carvalho.
O especialista internacional do Programa de Cultura do Escritório
Multipaíses da Unesco para a Argentina, Paraguai e Uruguai, Frédéric Vacheron
destacou que a cultura não pode ser mera decoração, deve estar no centro do
conceito econômico e de sustentabilidade. Para ele,“a importância está na
valorização da cultura local, da alma do destino”.
O economista e diretor da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis do
RS (ABIH/RS) Abdon Barretto Filho ressaltou que é necessário se pensar de
maneira global com ações locais. “Temos que observar o que está se fazendo lá
fora, mas sempre valorizando o que é daqui. No receptivo, o cantar da nossa
aldeia é muito importante”. Ele concluiu dizendo que “o Turismo Criativo é a
oportunidade para tentar aumentar a participação do turismo na
economia”.
Conforme o coordenador de Projetos da Fundação Getúlio Vargas Projetos,
Luiz Gustavo Barbosa, os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar, realizada
periodicamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
mostram o crescimento da economia criativa. “Há uma tendência acentuada por
produtos deste setor”. Barbosa acredita que o grande desafio é convencer as
pessoas a conhecerem algum destino no cenário atual, onde as suas vontades são
ilimitadas, mas seus recursos são limitados. “Hoje em dia, os destinos são
ilimitados, porém o tempo é limitado”, explicou.
Para atrair turistas do segmento de turismo criativo, é importante que o
destino saiba contar boas histórias, destacou Elói Zanetti, co-fundador da
Escola de Criatividade, empresa que desenvolve projetos do pensar criativo e
inovação aplicada aos negócios para diversos setores. “Os visitantes passam a
ser contadores de histórias e experiências, o que gera um sentimento de
pertencimento ao destino. Eles são convidados a ser personagens, fazer parte e
não só contemplar a cultura local”, concluiu.
O debate foi conduzido pelo diretor geral da Enter Entertainment
Experience, Caio Luiz de Carvalho, que finalizou dizendo que os sul-americanos
são turistas em potencial, devido à proximidade dos países. “Eventos de grande
porte como a Copa do Mundo são a grande oportunidade de captar e fidelizar estes
turistas”.
/turismo
Texto de:
Cristiane Serra e Patrícia Castro
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.