Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

23 de outubro de 2013

Prefeitura concede certificados inéditos de bens culturais

Foto: Vanessa Silva/PMPA
Bará do Mercado Público será um dos homenageados nesta quarta-feira Bará do Mercado Público será um dos homenageados nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira, 23, às 11h, acontece a entrega dos quatro primeiros Certificados de Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial concedidos pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria da Cultura. A solenidade de entrega será realizada no Salão Nobre do Paço dos Açorianos (praça Montevidéu, S/N), com a presença do prefeito José Fortunati e do Secretário da Cultura, Roque Jacoby.
 
Essa premiação visa valorizar e reconhecer os bens culturais imateriais da cidade de Porto Alegre e as entidades que os promovem e preservam. 
 
Os patrimônios imateriais que receberão o registro são: 
o Bará do Mercado, representado pela CEDRAB/RS – Congregação pela Defesa das Religiões Afro-Brasileiras - ; a Feira do Livro, representada pela Câmara Rio-Grandense do Livro; a Festa dos Navegantes, representada pela Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes; e a OSPA, representada pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. 
 
Bens Imateriais
Os Bens Culturais de Natureza Imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas). Estes bens são reconhecidos pela Constituição Federal nos artigos 215 e 216b e pela Lei do Município de Porto Alegre 9.570, de 03 de agosto de 2004.
 


/cultura /memoria
Texto de: Luciano Martins
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.