Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de outubro de 2013

Projeto garante espaço público para artista de rua

Foto: Fernando Pires / Divulgação CMPA
Projeto define regras para apresentações



 
 
 
 
 
 
 
 
Começou a ser debatido nesta quarta-feira (23/10) em período de Discussão Preliminar de Pauta, na Câmara Municipal de Porto Alegre, Projeto de Lei do Legislativo 200/13 de autoria da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) e Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), que dispõe sobre a apresentação de artistas de rua nos logradouros públicos de Porto Alegre. Pela proposta, ficam permitidas manifestações culturais de artistas de rua no espaço público aberto, tais como praças, anfiteatros, largos e vias.

O projeto determina que as apresentações de rua devem ser gratuitas para os espectadores, permitidas doações espontâneas. Ainda de acordo com a proposta, nos locais das manifestações ficará garantida a livre fluência do trânsito, da passagem e da circulação de pedestres, bem como o acesso a instalações públicas ou privadas. Os artistas poderão utilizar fonte de energia para alimentação de som, mas é vedado
patrocínio privado que caracterize as apresentações como um evento de marketing, salvo projetos apoiados por leis municipal, estadual ou federal de incentivo à cultura.

Conforme os vereadores da Cece e da Cedecondh, que assinam a proposta, "o projeto é de extrema importância para acabar com as proibições e deixar claro o direito e a responsabilidade do artista de rua para com sua cidade e sua população. Também é um reconhecimento desta arte profissional pela municipalidade como um todo. Porto Alegre é referência nacional de teatro de rua e do artista de rua, portanto é fundamental o reconhecimento desta arte pública de performance, onde o artista encontra-se presente com o público nas ruas, praças e parques." 
 
Texto: Guga Stefanello (reg.prof. 12.315)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)