Agência Nacional de Transportes Aquaviários aprovou nesta segunda-feira a revitalização dos 16 armazéns
Devido ao atraso no cumprimento do cronograma, dificilmente a primeira parte do projeto ficará pronta até a Copa do Mundo
Foto:
Tadeu Vilani / Agencia RBS
Mauricio Tonetto
O arrastado projeto de revitalização do Cais Mauá, que vai
transformar a orla do Guaíba em um pulsante espaço de restaurantes,
bares, lojas e estabelecimentos comerciais, começou a sair do papel para
tornar-se realidade nesta segunda-feira. A Agência Nacional de
Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou o início dos trabalhos de
restauração dos 16 armazéns, conforme publicação do Diário Oficial da União.
Porém, devido ao atraso no cumprimento do cronograma, dificilmente a primeira parte do projeto ficará pronta para a Copa do Mundo de 2014. Devem ser investidos até R$ 500 milhões. As obras chegaram a ser confirmadas para junho deste ano em uma cerimônia.
— Acho difícil, pois está muito atrasado. Talvez uma parte seja resolvida até a Copa. Em novembro conheceremos a empresa contratada — informou o diretor do Cais Mauá, Ademir Schneider.
Segundo ele, há um esforço muito grande do governo do Estado e da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) para destravar o projeto. No primeiro semestre deste ano, a previsão era que os trabalhos pudessem ser realizados em até 11 meses, antes da Copa do Mundo.
A revitalização do Cais Mauá foi anunciada em 1991, durante o governo de Alceu Collares. Desde então, sofreu diversas alterações no projeto, e hoje está a cargo da empresa Porto Cais Mauá do Brasil.
O empreendimento compreende o trecho da Estação Rodoviária até a Usina do Gasômetro, em uma extensão de 2 km, com área de 187 mil m². A segunda licença, para a construção de três prédios comerciais e um shopping center, ainda está em avaliação pela prefeitura da Capital e não tem data prevista.
Porém, devido ao atraso no cumprimento do cronograma, dificilmente a primeira parte do projeto ficará pronta para a Copa do Mundo de 2014. Devem ser investidos até R$ 500 milhões. As obras chegaram a ser confirmadas para junho deste ano em uma cerimônia.
— Acho difícil, pois está muito atrasado. Talvez uma parte seja resolvida até a Copa. Em novembro conheceremos a empresa contratada — informou o diretor do Cais Mauá, Ademir Schneider.
Segundo ele, há um esforço muito grande do governo do Estado e da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) para destravar o projeto. No primeiro semestre deste ano, a previsão era que os trabalhos pudessem ser realizados em até 11 meses, antes da Copa do Mundo.
A revitalização do Cais Mauá foi anunciada em 1991, durante o governo de Alceu Collares. Desde então, sofreu diversas alterações no projeto, e hoje está a cargo da empresa Porto Cais Mauá do Brasil.
O empreendimento compreende o trecho da Estação Rodoviária até a Usina do Gasômetro, em uma extensão de 2 km, com área de 187 mil m². A segunda licença, para a construção de três prédios comerciais e um shopping center, ainda está em avaliação pela prefeitura da Capital e não tem data prevista.