Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

17 de outubro de 2013

Executivo propõe novas regras para corte de árvores

Foto: Crescencio de Araújo
Corte de vegetais terá nova lei


Começou a ser debatido hoje (16/10) na Câmara Municipal de Porto Alegre, em período de Discussão Preliminar de Pauta, projeto de lei complementar que trata de procedimentos para supressão, transplante e poda de árvores na cidade. O PLC 013/13 é de autoria do Executivo. O projeto ainda define as compensações e as punições em caso de descumprimento das regras.

"O PLC visa atender ao disposto no artigo 243 da Lei Orgânica do Município, o qual determina que uma lei complementar definirá os casos em que, por risco à pessoa, dano ao patrimônio ou necessidade de obra pública ou privada, se admitirá o abate, a poda ou o corte", explica o prefeito. "O projeto também estabelece um sistema de compensação vegetal, que até então vinha sendo regulado por meio de decretos."

Em relação às compensações, o Executivo informa que foi criada uma nova tabela de contrapartidas baseada em novas categorias de vegetação. "É uma nova forma de pensar, mudando-se o critério de troca de árvore por árvore, pelo critério de troca de impacto por preservação, procurando valorizar e proteger os biomas Mata Atlântica e Pampa, existente na cidade."

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)