Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

12 de outubro de 2013

Jaime Lerner debaterá projeto para a orla do Guaíba

Foto: Elson Sempé Pedroso
Arquiteto falará sobre sua proposta para um trecho de 5,9 quilômetros













O arquiteto urbanista Jaime Lerner, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, estará na Câmara Municipal de Porto Alegre na noite de segunda-feira (14/10) para participar da audiência pública sobre o projeto de revitalização da orla do Guaíba, elaborado por ele e a equipe de seu escritório. O evento está marcado para as 19 horas no Plenário Otávio Rocha (Avenida Loureiro da Silva, 255).
A intenção da audiência é debater a proposta para um trecho de 5,9 quilômetros da orla, entre a Usina do Gasômetro e a foz do Arroio Cavalhada, próxima ao Barra Shopping Sul. A primeira parte, de 1,5 quilômetro, começa na Usina e vai até a Rótula das Cuias, onde a Avenida Edvaldo Pereira Paiva se encontra com a Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. A segunda continua até o Cristal.
 Conforme a prefeitura, o projeto prevê intervenções como a criação do Parque Usina do Gasômetro - integrando a Praça Júlio Mesquita à orla -, um terminal turístico de barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques e um bar circular sobre a água. Entre outras ações, ainda está prevista a instalação de iluminação que permita o uso da orla também à noite.
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)