Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

31 de outubro de 2013

Educação e Cultura tratam de criação de escola de dança

Foto: Tiago Nequesaurt/Divulgação PMPA
Participação de 100 jovens em atividades de dança foi definida na reunião

Participação de 100 jovens em atividades de dança foi definida na reunião

Nesta quinta-feira, 31, a titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Cleci Maria Jurach, recebeu o secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, acompanhado do coordenador de dança, Airton Tomazzoni. No encontro, realizado no gabinete da Smed, no Centro Histórico, foram debatidos itens do projeto piloto para a criação da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, em parceria entre ambas as secretarias. 

A iniciativa contempla a criação de Escola Preparatória de Dança, ligada à Companhia, com objetivo de oportunizar atividades para alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) e membros de comunidades, oriundas de escolas situadas em regiões caracterizadas pela vulnerabilidade social. A Escola Preparatória possuirá como foco, além da formação artística, inclusão e inserção de jovens talentos das oficinas de dança já realizadas pelo projeto Cidade Escola e pelo programa Escola Aberta, promovidos pela Smed.

Os trabalhos serão desenvolvidos de forma a instrumentalizar jovens bailarinos e bailarinas por meio de programa integrado de aulas, capacitando para formação em dança, além de estimular prática artística e conhecimentos técnicos fundamentais. A proposta tem intenção de atender às singularidades e especificidades do contexto cultural local, inspirada em iniciativas de outros municípios.

No planejamento inicial das ações está previsto atendimento a 100 estudantes, de seis a dez anos, no turno inverso ao de aulas regulares. As atividades da escola preparatória serão ministradas em um polo da cidade, ainda em análise. O projeto experimental aponta a viabilidade de utilização de espaço da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva, no bairro Santa Tereza, onde já são desenvolvidas atividades em dança. A equipe de professores deverá ser composta por profissionais da educação em dança da RME, além de coreógrafos e oficineiros que atuam no Escola Aberta.
 
A coordenadora do Escola Aberta na Smed, Nara Melo Adolfo, também participou da reunião.

 



/danca /educacao

Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.