Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de outubro de 2013

1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo começa amanhã

 
Porto Alegre se prepara para receber a partir desta terça-feira, 22, às 14h, a 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo. O evento que continua na quarta-feira, 23, terá como palestrantes e debatedores especialistas internacionais e brasileiros em Turismo Criativo, Economia Criativa e Cidades Criativas.
O palco do encontro será o Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro (da Matriz), s/nº - Centro Histórico), que deverá receber cerca de 600 participantes,  inscritos previamente, de vários estados brasileiros, entre gestores e profissionais de organizações turísticas públicas e privadas, professores e estudantes universitários, jornalistas especializados, entre outros públicos interessados no tema que será abordado em palestras, painéis e mesas redondas.
A realização é da Secretaria Municipal de Turismo da capital e tem o apoio da Organização Mundial de Turismo, Unesco, ministérios do Turismo e da Cultura, Creative Tourism Network e de entidades regionais e nacionais como Sebrae, Famurs, Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), Abih-RS e Instituto pela Produção, Emprego e Desenvolvimento Social (Iped). Primeira cidade a organizar um programa de Turismo Criativo no Brasil, Porto Alegre tem o objetivo de disseminar conhecimento no mercado sobre o novo segmento e estimular outros destinos do país a aderir à nova prática.
Turismo Criativo é um segmento ainda novo, mas que começa a ocupar um nicho do turismo global. Diferente do turismo tradicional, a vertente criativa consiste em oferecer aos turistas experiências de aprendizagem e de participação ativa em oficinas e atividades que os coloquem em contato direto com características da cultura e das tradições locais. Destinos turísticos de peso como Barcelona e Ibiza, na Espanha, Paris e Biot, na França, Quebec, no Canadá, e Santa Fé, no Novo México/EUA, além de cidades da Guatemala, Áustria e Tailândia, já são referências de viagem para este novo perfil de turista.

Conferencistas - A palestra que abrirá a programação do evento será do professor de Estudos de Lazer da Universidade de Tilburg (Holanda) e um dos criadores do conceito de Turismo Criativo, Greg Richards, que abordará o Turismo Criativo como um novo futuro para as comunidades locais e os destinos alcançarem maior competitividade frente aos sinais de fadiga e de baixo retorno que os modelos convencionais de Turismo já apresentam no mundo. Richards é consultor de várias organizações públicas e privadas para implementação do Turismo Criativo.
O primeiro dia do evento terá ainda o painel da responsável pelo programa de Turismo Criativo de Barcelona, Caroline Couret, que apresentará a Creative Tourism Network, rede que dirige e à qual estão associados destinos de Turismo Criativo no mundo. Com formação em Gerenciamento da Cultura e pós-graduada em Políticas Culturais, Caroline é a consultora da Associação Internacional de Turismo Criativo, responde pelo Departamento Internacional da Fundació Societat i Cultura (FUSIC), fundação cultural de Barcelona e gerencia projetos do Conselho da Cidade de Barcelona (Barcelona City Council).
Conselheira municipal e prefeita pro tempore de Santa Fé, Novo México (EUA), figura central na criação do Plano de Desenvolvimento Econômico de Santa Fé com foco em artes culturais e turismo, Rebecca Wurzburguer apresentará a experiência de Santa Fé em Turismo Criativo e da inscrição de Santa Fé no Programa Cidades Criativas da Unesco. A programação do primeiro dia do evento será encerrada com a mesa redonda Cidades Criativas, Economia Criativa e Empreendedores Criativos, com a participação de Lala Deheinzelin, uma das pioneiras da economia criativa no Brasil e Cláudia Sousa Leitão, ex-secretária da Economia Criativa, no Ministério da Cultura.
Na quarta-feira, 23, a programação será retomada a partir das 9h. Confira a programação completa aqui.
Porto Alegre se tornou a porta de entrada deste novo segmento no Brasil com a organização de uma rede de 30 parceiros no programa Porto Alegre Turismo Criativo. Lançado em julho deste ano pela Secretaria Municipal de Turismo, o novo segmento já oferece ao turista, por meio do portal www.portoalegrecriativa.info, a possibilidade de realizar oficinas diversas em ateliês de artes visuais, de arte urbana e de artesanato que utilizam elementos locais, aprendam danças gaúchas e a montar um chimarrão em CTGs da capital e a preparar um churrasco. Várias outras oficinas estão em estruturação e irão ampliar a oferta de experiências ao turista nos campos da educação e tecnologia social, música, literatura, moda & design e multimídia. O programa Porto Alegre Turismo Criativo tem a parceria das secretarias municipais de Cultura, Governança, Inovapoa e Indústria e Comércio.