Foto:
Divulgação/PMPA
Trabalho inclui estudos sobre o número de participantes do OP entre 1990 e 2012
Trabalho inclui estudos sobre o número de participantes do OP entre 1990 e 2012
Com 136 páginas, o livro é assinado por Luciano Fedozzi, Adriana Furtado, Valéria Dozolina Sartori Bassani, Carlos Eduardo Gomes Macedo, Cidriana Teresa Parenza e Milton Cruz. O trabalho inclui estudos sobre o número de participantes do OP entre 1990 e 2012, perfil e renovação do público. No perfil, são contempladas informações como sexo, estado civil, idade, escolaridade, escolaridade e sexo em relação às instâncias do OP, raça e etnia, renda, trabalho e tempo de residência na Capital.
No segundo capítulo, o livro apresenta a avaliação do OP pelos próprios participantes, abordando aspectos como o poder de decisão sobre obras e serviços. Estabelece ainda uma comparação do OP na primeira gestão de José Fogaça (2005 – 2008) e nas gestões anteriores. Outros aspectos examinados pelo capítulo dizem respeito ao conhecimento das regras de funcionamento, a prestação de contas e a avaliação em si mesma.
O capítulo seguinte aborda o uso das tecnologias da informação no processo e a importância do ObservaPoa para o OP. Implantado em 2006, o Observatório tem o objetivo de organizar e disponibilizar informações socioeconômicas dos bairros e regiões da cidade. O quarto e último capítulo é dedicado à cidadania e cultura política entre os integrantes do OP, avaliando preferência partidária, motivações, percepções sobre democracia e mudanças na cultura política ocorridas no processo.
/observapoa /orcamentoparticipativo
Texto de: Poti
Silveira Campos
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.