Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

5 de novembro de 2013

Estrangeiros se surpreendem com a diversidade cultural da Capital

Foto: Divulgação/PMPA
Grupo visitou o Mercado, Feira do Livro, Usina, Fundação Iberê e a Prefeitura Grupo visitou o Mercado, Feira do Livro, Usina, Fundação Iberê e a Prefeitura
Foto: Divulgação/PMPA
Agentes de viagem aprenderam a fazer chimarrão e danças de fandango
Agentes de viagem aprenderam a fazer chimarrão e danças de fandango
Depois de visitarem parques da cidade, se encantarem com o movimento e o colorido das bancas do Mercado Público Central, caminharem por espaços como Feira do Livro, Bienal do Mercosul, Usina do Gasômetro, orla de Ipanema, conhecerem a Fundação Iberê Camargo e almoçarem no barco Cisne Branco durante um passeio pelo Guaíba, os 52 agentes de viagem, operadores de turismo e jornalistas de seis países que estão em Porto Alegre chegaram à conclusão de que a capital gaúcha, assim como o Sul do Brasil, tem características culturais e potencialidades turísticas que precisam ser mais conhecidas no exterior.

A presença dos profissionais na cidade é resultado de parceria existente há três anos entre a Secretaria de Turismo da capital (SMTUR) e a empresa organizadora do Festival de Turismo de Gramado, que ocorre na serra gaúcha de 7 a 10 deste mês.

Diversidade - Pela primeira vez no Brasil a operadora de turismo Kim Oberfeld, de Tampa, Flórida (EUA), especializada em Turismo de Negócios, diz que a região Sul do Brasil é relativamente conhecida na América do Norte neste segmento, mas mostrou sua surpresa com a diversidade de Porto Alegre. “Encontrei um povo amigável e uma mistura de culturas que não se vê em outros países, onde tudo parece ser muito igual”, diz Kim. A russa Irina Fediouchkina, residente na Itália, é diretora da operadora ítalo-russa Cartinka Tour que também se dedica ao turismo corporativo. Esta é sua primeira viagem ao Brasil e leva uma imagem positiva da capital gaúcha. “Para mim isso é tudo novo. As pessoas são mais simpáticas e coloridas. Porto Alegre é uma cidade moderna que passa uma sensação de felicidade”, traduz Irina.  

Novo turista -  A jornalista mexicana Sonia Rosales, presidente da Associação de Periodistas e Editores de Turismo do México, se encantou com o Mercado Público nesta que também é sua primeira viagem a uma cidade brasileira. “Estamos muito felizes em estar aqui. Os mexicanos sabem muito pouco sobre o que existe para conhecer no Brasil além das praias e do Carnaval do Rio de Janeiro", explica Sonia. Durante uma das oficinas do programa Porto Alegre Turismo Criativo, realizada no CTG Estância da Azenha, ela se aproximou das tradições gaúchas. Aprendeu do que é feito e como se prepara um chimarrão e assistiu a demonstrações de danças de fandango. Para a jornalista, que também trabalha no agenciamento de viagens, oferecer aos turistas oportunidades de interação e aprendizagem sobre a cultura local é “muito interessante”. “As pessoas estão mudando sua maneira de viajar, querem se integrar às coisas que fazem parte do cotidiano dos moradores do lugar que estão visitando porque já não se satisfazem em ficar entendidos na areia de uma praia”, avalia.

A agenda em Porto Alegre foi organizada e acompanhada pela Secretaria de Turismo de Porto Alegre, que respondeu por toda a logística receptiva do grupo. “Esse é um movimento necessário e importante para dar a cidade a conhecer por profissionais de Turismo e formadores de opinião que irão levar suas impressões e a marca da cidade para seus países”, avalia o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes. Com base em dados do Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre, Moraes exemplifica que, a partir do voo direto entre a capital gaúcha e Lisboa e do esforço de promoção feito na Europa com workshops para profissionais e presença em feiras, já é possível verificar o aumento da presença de portugueses e espanhóis na cidade. De janeiro a abril deste ano este crescimento superou 32%, em relação aos mesmos meses de 2012. A agenda dos profissionais estrangeiros na cidade se encerra hoje, 5, à noite. Da Capital, o grupo segue para cidades da Serra Gaúcha e o evento em Gramado.

/turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.