Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de setembro de 2015

Desfile Temático comemora os 180 anos da Revolução Farroupilha

Foto: Luciano Lanes / PMPA
Apresentação terá participação de 55 entidades e cerca de 1,2 mil pessoas

Apresentação terá participação de 55 entidades e cerca de 1,2 mil pessoas

O Desfile Temático de 20 de Setembro terá início às 9h, com o tema O Campeirismo Gaúcho e os 180 anos da Revolução Farroupilha. Mais de 1,4 mil voluntários em dez invernadas irão desenvolver o tema. Pelo segundo ano, o Desfile Temático vai acontecer antes do Desfile Tradicionalista. A expectativa é de um público de 12 mil pessoas. O acesso às arquibancadas é gratuito. O prefeito José Fortunati estará presente no evento.

Logo após o Desfile Temático terá inicio o Desfile Tradicionalista, que este ano contará com a participação de 55 entidades e aproxidamente 1,2 mil pessoas, sendo 600 cavaleiros. Para desfilar, cada Centro de Tradições Gaúchas (CTG) ou piquete assumiu a responsabilidade da sanidade dos animais que irão participar. Os cavalos e caminhões (carros alegóricos) podem entrar na avenida às 7h30. Os cavalos ficarão na concentração na Rua A, (ao lado do Gigantinho), e os caminhões ao longo da av. Edvaldo Pereira Paiva, a partir da Rua A. Serão premiados os 15 primeiros classificados no desfile. A ordem de apresentação será a de classificação do ano passado. 

Haverá participação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) do Planalto Central e também a representação do Uruguai. O coordenador do desfile de 20 de Setembro, Edson Dorneles, integrante do MTG, diz que a previsão é de um bom espetáculo, apesar da previsão de tempo instável. "Nossa organização e expectativa é de que tudo corra bem, sem acidentes. Programamos uma bonita apresentação para saudar o público que vem prestigiar o desfile, mesmo com chuva", afirmou.

Trânsito - Em razão do desfile, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que a av. Edvaldo Pereira Paiva ficará bloqueada, nos dois sentidos de circulação, das 6h às 14h, entre o Viaduto Abdias Nascimento e a Usina do Gasômetro. Nesse mesmo horário, também ficarão bloqueados o acesso ao viaduto e as ruas A, B e C. Após as 14h, o bloqueio seguirá somente entre a Usina do Gasômetro e a rótula das Cuias.

Desfile Temático -  O Campeirismo e os 180 Anos da Revolução Farroupilha

1ª Invernada Abertura: Os Vultos da Revolução
Teatralização:  Destacar os vultos que marcaram a Revolução Farroupilha e seu contexto sociocultural e histórico.

2ª Invernada: A Colonização
Teatralização: Destacar os aspectos da colonização, o trabalho dos Padres Jesuítas da Companhia de Jesus, a catequização dos índios das tribos guaranis. A formação das reduções, chamadas de Sete Povos das Missões, a redefinição das fronteiras e a Guerra Guaranítica.

3° Invernada: O Manejo das Lides Campeiras
Teatralização: Representação da lida com o gado no seu dia a dia, o manejo, o manusear do couro e sua utilidade, a doma e o trabalho do peão através do laço. Demonstração da categoria Vaca Parada com objetivo de preservar e incentivar a atuação do homem do campo.

4° Invernada: O Galpão Crioulo
Teatralização: Retratar o convívio do gaúcho em um ambiente de múltiplas faces em virtude das diversas etnias que formam nosso povo, das diferenças geográficas e climáticas de nosso rincão, acolhidos em um espaço onde a gastronomia, a indumentária, as relações sociais, esportivas, econômicas e culturais, se desenvolvem através do tempo, firmando hábitos e costumes de uma gente que cultua sua arte através da poesia, da música, dos bailes, das lidas galponeiras e do artesanato.

5° Invernada: O Comércio do Charque e a Cutelaria
Teatralização: Apresentar o comércio do charque, símbolo da economia gaúcha de outrora, e sua movimentação na pecuária. O trabalho dos produtores, a incidência dos impostos da coroa, a concorrência com os platinos. Contar a importância do charque até a revolução. Representar a arte do campeiro gaúcho na ferraria e na cutelaria, preparando facas, adagas e lanças.

6° Invernada: As Carretas e a Tropeirismo
Teatralização: Retratar a imagem das carretas e a figura do tropeiro. O girar das rodas das carretas carregou consigo uma história repleta de orgulho e coragem do povo gaúcho, sejam elas usadas por tropeiros para transporte de mantimentos em suas viagens, por mascates com suas variedades de mercadorias de vilarejos em vilarejos, o envio do charque pelos estancieiros ou até mesmo por fazendeiros e suas famílias em belos passeios por suas imensas propriedades. Apresentar o orgulho e a honra nas rodas das carretas e no olhar do velho tropeiro.

7° Invernada: O Homem do Campo na Guerra
Teatralização: Transição do homem do campo para guerra, o simbolismo do toque de clarim. Mostrar os cuidados com a estância, as lides com cavalo (que no futuro se tornaria o animal símbolo do Rio Grande do Sul), a montaria. A transformação dos estancieiros e dos peões em soldados, a indumentária e suas diferenças, o manejo das armas brancas e a dor e a angústias da distância da família.

8º Invernada: A Mulher Riograndense
Coordenadora/Coreógrafa: Naira Antunes Calegarro
Teatralização: Representação do papel da mulher, de fundamental importância, desde os primórdios da formação do povo sul riograndense, no surgimento das primeiras estâncias. A responsabilidade de administrar a casa, a família e a lida campeira, bem como a manutenção e a subsistência do trabalho enquanto os homens estavam na luta, na Revolução Farroupilha e o seu envolvimento nos cuidados e assistência médica nos campos de batalhas. Destacar as suas conquistas na evolução da nossa sociedade.

9º Invernada: Revolução Farroupilha Ícones
Teatralização:  Representar os ícones da nossa revolução, homens que comandaram o exército farrapo e também o exército imperial, todos de grande importância na nossa história. Mostrar os momentos marcantes que aconteceram como a Proclamação da República Riograndense, pelo general Antônio de Souza Neto, às margens do Arroio Seival, e a prisão do Bento Gonçalves na Bahia. Representar as estâncias, as famílias, que foram as que mais sofreram durante os 10 anos de Revolução Farroupilha, tanto a família de comandantes quanto a família dos soldados farrapos.

10º Invernada: A Proclamação da Paz
Teatralização: Representar a movimentação dos artífices na apresentação das condições de paz e o fim da guerra. A assinatura do tratado nos campos de Ponche Verde. A emoção de comandar o apresentar armas pela paz. A população recebe a notícia da pacificação e realizar uma comemoração especial à moda gaúcha, com lenços brancos e muita música. Representação do acendimento da primeira Chama Crioula, um dos símbolos da tradição gaúcha, idealizada no espírito heroico dos farroupilhas.
 


/acampamento_farroupilha /cultura /tradicionalismo

Texto de: Cleber Saydelles e Adriana Corrêa
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com