14/09/2015 18:46:43
  Símbolo da hospitalidade do gaúcho, o chimarrão despertou a   curiosidade de visitantes brasileiros e estrangeiros que participaram da oficina   que ensina a preparar a bebida típica do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira,   14. A atividade foi realizada pelo Piquete Estância das Águas e faz parte da   programação do projeto Turismo de Galpão.   
 
  O patrão da entidade, Lidson Bassani, iniciou a oficina contando que a   origem da bebida é indígena e depois apresentou os tipos de utensílios usados no   preparo (cuia, bomba e erva-mate). Bassani destacou que a água deve estar a   75ºC. "A gente sabe que a água no ponto quando a chaleira chia", revelou. De   acordo com o patrão, deve-se colocar erva-mate até o pescoço da cuia e na   sequência, com a ajuda de um virador de erva, inclinar a mesma e adicionar água   fria, para não queimar a erva. "Depois disso é só aguardar a erva cevar",   concluiu. Bassini também demonstrou como é preparado o chimarrão formigueiro,   mais rápido de fazer e com mais sabor da folha. 
   
  O patrão explicou que a bebida geralmente é apreciada junto com amigos,   formando assim a roda de chimarrão. "Deve-se sempre entregar com a mão direita",   orientou. Para demonstrar, Bassani entregou a cuia para os ingleses Nick   Wiltsher e Tasia Seratton, que provaram a bebida. Em Porto Alegre a trabalho, a   dupla aprovou a experiência vivenciada no Acampamento Farroupilha. "A atividade   é muito interessante, pois além de mostrar como se prepara a bebida, também foi   explicada a origem", comentou Tasia. 
   
  Para a intercambista espanhola Yoli Hervés Blanco a oficina demonstrou bem   o motivo de o chimarrão ser considerado o símbolo da hospitalidade do povo do   Rio Grande do Sul. "Fomos muito bem acolhidos aqui e a oficina foi bastante   explicativa", disse. Já o potiguar Diego Azevedo filmou toda a oficina para não   ter erro na hora de preparar o chimarrão em casa. "Já comprei a cuia",   comentou.
   
  Oficinas  O projeto Turismo de Galpão oferece atividades   de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar basta fazer as   inscrições no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à   entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do   Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das   10 às 22h, em guias impressos em português, espanhol e inglês. Outra opção é   consultar antecipadamente o portal 
www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é   uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região   Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. 
    
/acampamento_farroupilha   /cultura   /turismo       Texto de:   Cristiane Serra
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a   reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
   
  Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura   
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter   Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog   Conselho   POA:http://cmcpoa.blogspot.com