Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

17 de setembro de 2015

História e preparo do charque no Turismo de Galpão

A tarde desta quinta-feira, 17, foi de aprendizado e ensinamentos na oficina de charque oferecida pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Herança Pampeana. O patrão do CTG Elson Melo contou a história dessa carne que possui uma importância histórica para o Rio Grande do Sul, além da gastronomia. A atividade faz parte da programação do Turismo de Galpão.

O charque nada mais é do que uma carne salgada e seca ao sol com o objetivo de mantê-la própria ao consumo por mais tempo. Em 1780, na cidade de Pelotas, foi construída a primeira área rural em que se produz charque, chamada de charqueada. A carne de sol era a ração dos escravos na época.

Após o bate papo sobre história, os participantes tiveram a oportunidade de aprender a receita com a integrante do Herança Pampeana Vera Barreto. "O carreteiro de charque segue a linha do tradicional, o que muda é a carne e o tempero", contou. Quando se usa o charque, não se deve acrescentar tempero na comida, devido ao excesso de sal que a carne possui. Com a receita pronta, os participantes puderam experimentar o prato com direito a repetição. Segundo Vera, o charque é uma carne muito delicada, por isso ela indica colocar a carne de molho e acrescentar sal grosso na vasilha, deixando em torno de 5 a 10 minutos e após lavar em água corrente. "O sal só se tira com sal", revelou. 

 
Oficinas – O projeto Turismo de Galpão oferece atividades de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar, basta fazer as inscrições no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10 às 22h, em guias impressos em português, espanhol e inglês. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. 


/acampamento_farroupilha /cultura /turismo

Texto de: Júlia Resende (estagiária) / Supervisão: Eliana Zarpelon
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com