Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

23 de setembro de 2015

SOPAPO POÉTICO - EDIÇÃO DE SETEMBRO/2015

 


 



Na sétima edição de 2015, o SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia recebe o elenco do espetáculo teatral "Qual a diferença entre o charme e o funk?". O evento acontecerá no dia 29/09, terça-feira, às 19:00, na ASED - Associação dos Servidores do DEMHAB, Rua Conde D'Eu, nº 66, Bairro Santana.


O sarau SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia - é realizado pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012, de março a novembro, sempre na última terça-feira do mês. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, o encontro objetiva a integração entre a arte negra e seu sujeito em um espaço comunitário. Ao longo dos anos, o sarau tem se tornado um círculo de reflexões e de trânsito de vivências afrocentradas.


Neste mês, o convidado especial é o elenco da peça "Qual a diferença entre o charme e o funk?", formado por alunos do Curso de Artes Cênicas da UFRGS, com direção de Thiago Pirajira. Essa dramaturgia é um trabalho autoral coletivo, baseado nas arqueologias pessoais dos sete atores negros, resgatando a sua identidade. O espetáculo fala sobre a necessidade dos jovens negros terem voz e ouvidos atentos a escutá-los. Contempla a dança que existe entre suas memórias e o seu anseio de falar de sua cultura, arte, corpo, cabelo e, ainda, mostrar que também ri, brinca, canta, ama, se relaciona, existe!


Neste mês, o Sopapo Poético permanece na sede do ASED - Associação dos Servidores do Demhab, na Rua Conde D'Eu, nº 61, no Bairro Santana.

O espaço será aberto para o público às 19h, com exibição de vídeos comandada pelo Dvj Augusto, em uma parceria com o CINE KAFUNÉ.

No mesmo horário, tem início a FEIRA AFRO, integrando o empreendedorismo negro, com exposição e venda de artesanato, roupas, discos, livros e diversos acessórios.

Às 20h, começa o sarau poético-musical. Na primeira parte do evento, os presentes intervêm espontaneamente, com interpretações de poemas e canções. A seguir, são chamados os convidados da noite.


Paralelamente ao sarau, acontece o SOPAPINHO, onde os pequenos desenvolvem atividades acompanhadas de educadoras. Pede-se aos pais que tragam lanches e bebidas saudáveis para seus filhos compartilharem com as demais crianças.


SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia

34ª EDIÇÃO - SETEMBRO/2015

Convidado: "Qual a diferença entre o charme e o funk?"

Quando: terça-feira, 29 de setembro, às 19h

Onde: ASED - Associação dos Servidores do Demhab

Av. Conde D'Eu, nº 66 - Bairro Santana - Porto Alegre/RS


ENTRADA FRANCA


Contatos: sopapo.poetico@gmail.com

8428-2804 - 9317-6497 - 9218-5449


Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura


Apoios:
Cine Kafuné

ASED - Associação dos Servidores do Demhab

SINDIPETRO-RS - Sindicato dos Petroleiros

SIMPA - Sindicato dos Municipários de Porto Alegre

AECPARS – Associação das Entidades Carnavalescas

Escola de Samba Acadêmicos da Orgia

Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)


Visite o nosso blog Sopapo Poético e a página no facebook e tenha mais informações sobre o sarau.

Veja no youtube "Qual a diferença entre o charme e o funk?"