Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de setembro de 2015

Projeto ensina cultura gaúcha para crianças no Acampamento

Foto: Anselmo Cunha/PMPA
Ciranda Escolar é um projeto voltado aos estudantes de ensino fundamental
Ciranda Escolar é um projeto voltado aos estudantes de ensino fundamental
Desde terça-feira, 8, recomeçaram as atividades da Ciranda Escolar, projeto voltado aos estudantes de ensino fundamental de escolas públicas e privadas que acontece no Acampamento Farroupilha há 22 anos.  Concebida para aproximar as crianças da cultura tradicionalista gaúcha, a Ciranda foi se aperfeiçoando até chegar ao formato atual, que mostra desde os usos de vestimenta até costumes e ritmos gaúchos em oficinas, teatro, danças e palestras, em linguagem e conceitos adaptados para atender crianças de 5 a 15 anos. 

As turmas de crianças são recebidas pela equipe da Ciranda nos turnos da manhã e da tarde no Centro Municipal de Eventos da Cultura Gaúcha Almir Azeredo Ramos, popularmente conhecido como Casa do Gaúcho, dentro do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.  Depois de assistir às atividades no Centro de Eventos, as turmas seguem para conhecer um dos piquetes parceiros da Ciranda, lanchar e passear pelo Acampamento.  Um dos locais mais apreciados por esse público é a fazendinha.  
Vera Mena Barreto, coordenadora da Ciranda 2015, relata que desde o início de agosto recebe solicitações de agendamento de várias escolas de Porto Alegre e Região Metropolitana. Os professores de escolas localizadas em regiões mais distantes do parque costumam programar-se para passar o dia com as crianças e aproveitar bem o passeio. Mesmo com a greve na rede estadual de ensino, os horários estão quase todos tomados e a expectativa nesse ano é receber mais de 10 mil crianças no Acampamento. Professores que estejam visitando o parque com suas turmas e não tenham agendado horário podem assistir às atividades no Centro de Eventos, pensadas para comportar até 500 crianças ao mesmo tempo.
Centro de Eventos - O Centro Municipal de Eventos da Cultura Gaúcha Almir Azeredo Ramos foi inaugurado em agosto de 2004 e homenageia o líder tradicionalista e comunitário Almir Azeredo Ramos, falecido no ano 2000 aos 47 anos. Ramos foi coordenador da primeira região do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).  O Centro de Eventos tem área total de 2.900m², distribuída entre térreo e mezanino. Comporta duas mil pessoas e tem estacionamento com 90 vagas. O espaço foi projetado para a realização de atividades relacionadas com a cultura gaúcha e atualmente é gerido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). 


/acampamento_farroupilha /ensino
Texto de: Andréa Menezes
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.