Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

12 de setembro de 2015

Programação diversificada sobre campeirismo no acampamento

 
Foto: Maia Rubim/PMPA
O 35 CTG é pioneiro em ter uma mulher como patroa, Márcia Borges

O 35 CTG é pioneiro em ter uma mulher como patroa, Márcia Borges

Sempre com o propósito de difundir a cultura do Rio Grande do Sul, o pioneiro 35 Centro de Tradições Gaúchas (CTG), fundado em 1948, traz ao seu galpão montado no Acampamento Farroupilha uma série de oficinas sobre o Campeirismo Gaúcho, tema do evento realizado, de 7 a 20 de setembro, pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), pela Fundação Cultural Gaúcha do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela Associação dos Acampados da Estância do Harmonia (Acamparh).
 
O 35 CTG também é pioneiro em ter a frente de suas atividades uma mulher como patroa, Márcia Borges. É ela quem adianta a programação para esta edição. Na terça-feira, 15, a partir das 19h, no lote 147, será realizado o 2º Seminário Campeiro. Haverá um debate sobre o papel da mulher no campeirismo, onde uma veterinária e uma professora compartilharão com o público as suas experiências no campo. Uma delas participou da cavalgada para buscar a chama crioula. Foi a primeira a cavalgar com homens no Uruguai, o que não é permitido dentro da tradição daquele país.

Outra atividade é a homenagem ao homem que mais incentivou e difundiu a lida campeira no CTG, Ciro Dutra Ferreira. Também serão realizadas, simultaneamente, oficinas de encilha, chimarrão, vaca parada, manejo com couro e preparo do arroz de carreteiro. "Nosso projeto cultural é direcionado a um público de mais de 800 sócios e ainda divulgamos bastante aqui dentro do parque, para que haja participação do público que frequenta o acampamento", explica a patroa.
 
O 35 CTG destacou-se nas edições anteriores por trazer objetos antigos e retratar brincadeiras e festejos folclóricos em alusão ao mote Eu Sou do Sul, e com a caracterização e narração da saga de mulheres oriundas de diferentes etnias de imigrantes que atuaram na formação da nossa tradição, dentro do assunto O Imaginário Social. Em 2014 e 2013, alcançaram a segunda colocação entre os cinco melhores. Este ano, estão preparados para angariar o primeiro lugar. "Trabalhamos muito forte com pesquisas, envolvendo todas as capatazias do CTG: a cultural, a campeira, a social e a de marketing. Realizamos um projeto bem completo e torcemos pra que seja bem recebido e prestigiado pelo público e avaliado de forma positiva", almeja Márcia.
 
Os interessados em acompanhar o desenvolvimento dos projetos culturais nos piquetes podem consultar a programação junto à Fundação Cultural Gaúcha, no galpão da administração central do Acampamento Farroupilha, Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia).


/acampamento_farroupilha /cultura

Texto de: Adriana Corrêa
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

 

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com