Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de setembro de 2015

Programação diversificada sobre campeirismo no acampamento

 
Foto: Maia Rubim/PMPA
O 35 CTG é pioneiro em ter uma mulher como patroa, Márcia Borges

O 35 CTG é pioneiro em ter uma mulher como patroa, Márcia Borges

Sempre com o propósito de difundir a cultura do Rio Grande do Sul, o pioneiro 35 Centro de Tradições Gaúchas (CTG), fundado em 1948, traz ao seu galpão montado no Acampamento Farroupilha uma série de oficinas sobre o Campeirismo Gaúcho, tema do evento realizado, de 7 a 20 de setembro, pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), pela Fundação Cultural Gaúcha do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela Associação dos Acampados da Estância do Harmonia (Acamparh).
 
O 35 CTG também é pioneiro em ter a frente de suas atividades uma mulher como patroa, Márcia Borges. É ela quem adianta a programação para esta edição. Na terça-feira, 15, a partir das 19h, no lote 147, será realizado o 2º Seminário Campeiro. Haverá um debate sobre o papel da mulher no campeirismo, onde uma veterinária e uma professora compartilharão com o público as suas experiências no campo. Uma delas participou da cavalgada para buscar a chama crioula. Foi a primeira a cavalgar com homens no Uruguai, o que não é permitido dentro da tradição daquele país.

Outra atividade é a homenagem ao homem que mais incentivou e difundiu a lida campeira no CTG, Ciro Dutra Ferreira. Também serão realizadas, simultaneamente, oficinas de encilha, chimarrão, vaca parada, manejo com couro e preparo do arroz de carreteiro. "Nosso projeto cultural é direcionado a um público de mais de 800 sócios e ainda divulgamos bastante aqui dentro do parque, para que haja participação do público que frequenta o acampamento", explica a patroa.
 
O 35 CTG destacou-se nas edições anteriores por trazer objetos antigos e retratar brincadeiras e festejos folclóricos em alusão ao mote Eu Sou do Sul, e com a caracterização e narração da saga de mulheres oriundas de diferentes etnias de imigrantes que atuaram na formação da nossa tradição, dentro do assunto O Imaginário Social. Em 2014 e 2013, alcançaram a segunda colocação entre os cinco melhores. Este ano, estão preparados para angariar o primeiro lugar. "Trabalhamos muito forte com pesquisas, envolvendo todas as capatazias do CTG: a cultural, a campeira, a social e a de marketing. Realizamos um projeto bem completo e torcemos pra que seja bem recebido e prestigiado pelo público e avaliado de forma positiva", almeja Márcia.
 
Os interessados em acompanhar o desenvolvimento dos projetos culturais nos piquetes podem consultar a programação junto à Fundação Cultural Gaúcha, no galpão da administração central do Acampamento Farroupilha, Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia).


/acampamento_farroupilha /cultura

Texto de: Adriana Corrêa
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

 

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com