Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de setembro de 2015

Piquetes fazem pesquisa de campo para contar histórias gaúchas

16/09/2015 11:56:23
Foto: Maia Rubim/PMPA
DTG Morro da Tapera realiza um programa sobre o couro

DTG Morro da Tapera realiza um programa sobre o couro

O trabalho de pesquisa de campo aplicado em atividades práticas é o diferencial dos projetos culturais apresentados pelo DTG Morro da Tapera no Acampamento Farroupilha, Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). Por não contarem com especialistas na área histórica ou pedagógica, a patronagem, formada por um grupo de servidores da justiça estadual, se empenha no trabalho que é voltado ao público infanto-juvenil e turistas. Todos os anos, um grupo de aproximadamente 30 pessoas se divide nas tarefas de confecção e apresentação do projeto. Eles oferecem uma palestra, realizam atividades práticas e entregam uma cartilha com tradução em inglês sobre o assunto do evento.
 
Para esta edição do Acampamento, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Associação dos Acampados da Estância do Harmonia (Acamparh), Fundação Cultural Gaúcha e Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com o tema Campeirismo Gaúcho, o Morro da Tapera realiza um programa sobre a história do couro, projeto por eles intitulado como "mini-guasqueiro", já que se destina a ensinar crianças de 7 a 14 anos sobre a lida do profissional que trabalha com couro cru, o guasqueiro. Eles passam instruções de trançado em tentos finos de couro. "Com essa atividade prática e um pouco de teoria, esperamos que esse projeto se perpetue, que eles se interessem em estudar mais, em divulgar o que aprenderam e, quem sabe, seguir nessa profissão", destaca o capataz do DTG, Luis Fernando Alves da Silva.
 
Em 2014, a entidade se destacou pela pesquisa que desenvolveu em visitas à Charqueadas, na zona Sul do Estado. Eles montaram uma maquete, apresentaram a história com tudo que colheram e desenvolveram oficinas onde as próprias crianças produziam algo com material reciclável em cima do que aprenderam, além da confecção e distribuição da cartilha com a parte teórica. "Nosso propósito é difundir aquilo que também nos esforçamos em aprender. Pesquisamos muito para produzir um material que seja completo. Muitas vezes, as escolas utilizam nossas cartilhas em outras atividades ao longo do ano. Para nós, é muito satisfatório", explica o capataz.
 
O DTG Morro da Tapera está aberto para visitação do público até o dia 20 de setembro, no lote 105 do Acampamento Farroupilha.
 




/acampamento_farroupilha

Texto de: Adriana Corrêa/Supervisão Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com