Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de setembro de 2015

Oficina resgata cenário e costumes do campeirismo gaúcho

Tema dos festejos farroupilhas neste ano, o campeirismo gaúcho é retratado também pelo Espaço Cultural Aporreados do 38 no Acampamento Farroupilha. Na oficina do Turismo de Galpão realizada nesta sexta-feira, 11, o patrão da entidade, Nilton Almeida, apresentou o espaço que reproduz uma réplica de um galpão de fundo de campo.

O espaço fechou uma parceria com a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e montou uma exposição da fauna e flora do estado. O patrão contou que um dos animais mais conhecidos da região, o bugio, tem até uma dança tradicionalista em sua homenagem. A paulistana Edna de Araújo tomava chimarrão e quando terminou de beber a bomba fez o famoso ronco, que é um dos dez mandamentos do chimarrão. “Esse ronco é igual ao do nosso famoso bugio”, falou Almeida.

Pelo espaço estavam estendidos pelegos, carroças, bandeiras, ossadas de animais como cavalo e gado. As participantes da oficina ficaram encantadas com os objetos estendidos e expostos pelo campo. O patrão contou que os gaúchos sempre tiveram esse hábito de guardar algo dos animais, como lembrança ou até contra mau olhado. “É uma oportunidade única, estar bem de perto e poder sentir o contato com toda essa estrutura”, afirmou Edna.

A paulistana afirmou que São Paulo está na sua certidão de nascimento, mas o Rio Grande do Sul está no coração. “Ser gaúcho é uma maneira de ver, de ser e não só por uma pilcha”, disse o patrão.

Fogo de Chão – O fogo de chão é um simbolismo do gaúcho. Ele serve para esquentar a água para o chimarrão, marcar o gado ou assar a carne. Almeida brincou que ele seria nos dias de hoje o computador do gaúcho, por estar sempre ligado.

Turismo de Galpão -  O projeto oferece oficinas de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar basta fazer a inscrições do Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, inglês e espanhol. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.


/acampamento_farroupilha
Texto de: Júlia Resende (estagiária) / Supervisão: Eliana Zarpelon
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.