Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

10 de setembro de 2015

Portugueses conhecem a cultura gaúcha no Acampamento Farroupilha

Foto: Divulgação/PMPA
Guia turístico explicou a ligação do gaúcho com o campo e suas tradições
Guia turístico explicou a ligação do gaúcho com o campo e suas tradições
Em Porto Alegre para participar de um congresso do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), o casal português Ana Isabel Martins Sani e Luis Felipe Oliveira Marques aproveitou o tempo livre, nesta quinta-feira, 10, para conhecer a cultura gaúcha no Acampamento Farroupilha. Acompanhados pela gaúcha Lari Molinari e seu genro, também português, Modesto Mendes, o casal visitou o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) e participou de atividades do projeto Turismo de Galpão.
 
No local, o grupo fez uma caminhada orientada pelo guia da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), Roque Lemanski. O passeio guiado começou no Espaço de Hospitalidade, centro de referência do Turismo de Galpão. A próxima parada foi em frente à administração do parque, onde está localizada a chama crioula. Lemanski também apresentou aos visitantes o galpão do primeiro Centro de Tradições Gaúchas do mundo, o 35 CTG. O guia explicou a ligação do gaúcho com o campo e suas tradições. Contou, ainda, sobre a Revolução Farroupilha e como originou o Acampamento Farroupilha.
 
Na sequência, os visitantes aprenderam sobre o uso do couro pelo gaúcho nas estâncias no interior do Rio Grande do Sul. A oficina foi realizada pelo DTG Morro da Tapera e contou com a participação do guasqueiro Marcus César Soares, que explicou o modo de preparo do couro para ser utilizado e a confecção de objetos usados pelo gaúcho nas lidas do campo e artigos de montaria, como: relhos, cabeceiras, cinchões, estribeiras entre outros. O couro também está presente na indumentária, do chapéu à bainha da faca. “O primeiro passo é limpar o couro, tirar o pelo, e depois amaciar a peça para ficar mais maleável e facilitar o manuseio”, explicou Soares. 
 
Cultura viva- O evento que celebra a cultura do Rio Grande do Sul e o Turismo de Galpão chamaram a atenção do casal. “Toda essa estrutura é muito interessante”, comentou Marques. Para Ana Isabel, o ar cultural festivo no Harmonia é outro ponto de destaque. “Vocês revivem as tradições e repassam para os pequenos, mantendo a cultura viva. E para quem não é daqui, esse clima e as explicações das tradições é fundamental”, comentou.
 
Turismo de Galpão - O Morro da Tapera está entre os 40 galpões parceiros do projeto Turismo de Galpão, que oferece oficinas de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. A próxima atividade da entidade será realizada o dia 17, às 11h. Para participar basta fazer a inscrições do Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, inglês e espanhol. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.
 


/acampamento_farroupilha
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.