Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

7 de setembro de 2015

Oficina na Fazendinha ensina a encilhar cavalo

Foto: Divulgação/PMPA
Gustavo Bierhals explicou o uso da rédea e do freio
Gustavo Bierhals explicou o uso da rédea e do freio
Foto: Divulgação/PMPA
Depois de aprender o que é e como faz, tem o passeio
Depois de aprender o que é e como faz, tem o passeio
Mostrar aos visitantes como é a vida no campo é a proposta da Fazendinha, espaço organizado pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul. A horta e os animais chamam a atenção de quem visita o Acampamento Farroupilha. No galpão, o público tem contato com patos, cavalos, galinhas, boi, vaca e cachorros. Foram os cavalos que despertaram o interesse dos trigêmeos Aurel, Kuniu e Nil Maladinsk, que já haviam participado de oficina de ensina a preparar ambrosia. Os pequenos, acompanhados pela mãe, Belen Camara de la Fuente, e o padrasto Paulo Ibrain, aprenderam como encilhar um cavalo neste feriado de Sete de Setembro.
O patrão da entidade, Gustavo Bierhals, mostrou como é feita a encilha, peça por peça. Primeiro, o patrão apresentou e explicou o uso da rédea e do freio. “É assim que conseguimos dominar o cavalo”, disse. Na sequência, Bierhals demostrou como é colocar os apetrechos de montaria: xergão; carona; sela; cincha, faixa de couro que prende os apetrechos; e por fim, o pelego, que serve de forro ao assento, com uma cinta para segurá-lo. O momento mais aguardado da atividade foi o passeio no cavalo. Um a um, a família toda aprendeu a montar e passeou com o cavalo Picasso. 
Mais perto da cultura - Morando há sete anos em Porto Alegre, a espanhola Belen aproveita o evento para se aproximar da cultura gaúcha. “É muito legal essa aproximação da cidade com a cultura gaúcha”, comentou.  O acolhimento é outro ponto destacado por ela. “É incrível como nos acolhem aqui, todos explicam com paciência os costumes e a cultural”, disse.  
A encilha de cavalo é uma das atividades oferecidas pelo projeto Turismo de Galpão, que oferece oficinas de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. A próxima será realizada no dia 16, às 11h. Para participar basta fazer a inscrição no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, inglês e espanhol. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info.

O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.




/acampamento_farroupilha /cultura /turismo
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.