A ideia é estimular neste público o interesse pelo estudo da vida do inventor, atendendo o disposto na lei municipal de 8 de dezembro de 2014, que obriga a inclusão de conteúdo sobre a história científica do padre nas disciplinas de história, ciências e língua portuguesa, ministradas nas escolas da rede municipal de ensino.
Para tanto, o Inovapoa disponibilizará para as escolas municipais, um e-book sobre a vida e obra do padre cientista, pioneiro das telecomunicações. A obra, intitulada Por que o Padre Roberto Landell de Moura foi Inovador? Conhecimento, Fé e Ciência, é resultado de parceria do Inovapoa e a Editora Universitária da Pontifícia Universidade Católica do RS (Edipucrs).
Durante a Semana, o Arquivo Público do Rio Grande do Sul e o Arquivo Histórico do Estado, assim como bibliotecas, museus e faculdades, também serão contemplados com a distribuição de exemplares do livro Padre Landell de Moura: Um Herói Sem Glória, do jornalista gaúcho Hamilton Almeida, numa parceria com a editora Record que editou a obra. As redes sociais também serão utilizadas para divulgar a vida do cientista. Através de uma parceria com a Assoc das Empresas Brasileiras de TI (Assespro-RS) serão publicados na página de Landell de Moura no Facebook, os principais acontecimentos na sua vida, em forma de capítulos e com uma linguagem adequada a essa mídia.
Instituições que receberão os livros
Biblioteca da Unisinos
Museu Visconde de São Leopoldo
Círculo de Pesquisas Literárias
Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul
Arquivo Público do Rio Grande do Sul
Biblioteca do Instituto de Física
Biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação
Biblioteca da Escola de Engenharia Ufrgs
Biblioteca da PUCRS
Instituto Histórico do Rio Grande do Sul
Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre
Museu Julio de Castilhos
Museu de Comunicação Social Hipólito J. da Costa
Grupo de Educação e Comunicação
Movimento - A Semana Landell de Moura foi idealizada em 2011, a partir de um movimento criado por iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre e do Insttuto Histórico e Geográfico do Estado, reunindo 50 entidades públicas e privadas, com o intuito de comemorar os 150 anos de nascimento do inventor, resgatando fatos relevantes de sua vida e obra. Ao longo daquele ano, foram realizadas dezenas de ações educativas e científicas e atividades culturais com o objetivo de promover os reais legados de Landell e sua importância histórica para as inovações e construção da nova era digital. “A comunicação à distância, com o telefone e o rádio, foi um marco na história da humanidade. Com a ausência destes inventos, jamais o mundo teria alcançado o desenvolvimento tecnológico atual”, diz o coordenador da semana, Manolo Silveiro Cachafeiro, do Inovapoa.
/comunicacao /educacao /inovapoa
Texto de: Paulo
Cesar Flores
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.