Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

8 de setembro de 2015

Oficina ensina o modo de preparo do sarrabulho campeiro

Foto: Divulgação/PMPA
Receita é destaque do Turismo de Galpão no Acampamento Farroupilha
Receita é destaque do Turismo de Galpão no Acampamento Farroupilha
Prato típico do gaúcho do Pampa, o sarrabulho campeiro é ensinado em oficina do projeto Turismo de Galpão pelo piquete Panela de Gancho. O espaço é conhecido no Acampamento Farroupilha por preparar receitas da culinária gaúcha.

Valter Xavier dos Santos é o cozinheiro do piquete e quem ensina a fazer a iguaria. “Esse prato é muito comum nas fazendas. Depois da ovelha carneada são os miúdos que devem ser preparados primeiro”, comenta. A receita leva um quilo e meio de carne de ovelha, oito rins, três línguas, um coração, um quilo de sangue (tipo morcilha), cinco cabeças de alho, uma cebola, um tomate, banha de porco, uma linguiça calabresa fina, tempero verde, sal e queijo ralado a gosto e água.

De acordo com Santos, primeiro coloca-se na panela de ferro a banha de porco, que pode ser substituída por azeite, e acrescenta-se a cebola e o alho. Depois de refogar estes ingredientes, é a hora de acrescentar a carne, coração, línguas, rins e sal. “Estes ingredientes demoram mais para cozinhar”, salienta o cozinheiro. Na sequência, é adicionada a linguiça calabresa. Santos revela seu toque especial: "coloco um pouquinho de bacon também, para dar um gostinho". A água é acrescentada aos poucos, apenas para não deixar queimar os alimentos. Após todos os ingredientes estarem fritos, coloca-se água até encobrir tudo. Quando a água secar, é a vez de adicionar o sangue de ovelha. Para finalizar, o cozinheiro coloca o tempero verde e queijo ralado. Como acompanhamento, Santos recomenda preparar um arroz com bacon e couve. “Fica uma delícia”, garante.

Turismo de Galpão – O Panela de Ganho está entre os 40 galpões parceiros do projeto Turismo de Galpão, que oferece oficinas de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar basta fazer a inscrição no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, inglês e espanhol. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.






/acampamento_farroupilha
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.