Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de setembro de 2015

Saiba como se divertir em meio ao aguaceiro do Acampamento Farroupilha



via zero hora:
A magia da fumaça

Chuva não é desculpa para quem deixou a visita para o último final de semana

Por: Lara Ely
18/09/2015 - 09h48min
 Que a despedida do Acampamento Farroupilha seria marcada por aguaceiro, isso ninguém tinha dúvida. O período úmido é velho conhecido de quem acompanha o desfile de 20 de setembro. Por isso, há alguns anos, as ruas foram cobertas de brita, e os piquetes reforçados, deixando o caminho livre para quem decide pisar no recanto gaudério.
Para quem reservou o final de semana para o passeio, a dica é vestir a bota mais surrada, pegar uma sombrinha ou capa de chuva e se jogar no meio do "furdunço". A gauchada garante: seja no palco central ou no desfile, a programação não vai deixar ninguém desamparado. Olha só o que dá para fazer:
Aprende os segredos de assar um costelão
Não basta salgar ou comprar carne de qualidade. A principal regra para o assador que quiser impressionar o público na hora de assar esse corte é paciência e tempo. Tem de ser no mínimo oito, nove horas, explica o corretor de seguros Mozart Ribeiro.
— Minha dica é que, quem está a fim, coloque a galocha e venha para o parque. No apartamento geralmente não tem lugar para assar, aqui, com certeza, todo mundo vai encontrar onde comer um bom de um churrasco — disse o especialista na arte de fazer uma janela de costela.
Azenha foi palco do primeiro combate da Revolução Farroupilha
Acerta o passo e vai afiado aos bailes
Enquanto a água lavava ontem o chão do parque, o construtor Gilvani Pereira não perdia tempo e ensaiava alguns passos para os bailes do final de semana. Pegou a prenda a tiracolo, aumentou o som e tocou ficha na vanera:
— Para aquele que é gaudério, todo dia é dia de aproveitar a cultura. Temos atrações todas as noites. Estamos treinando um vaneirão, para estar afinado na hora que precisar.
Donos da banca 40 lançam Bomba Royal em direção à Padre Chagas
Come o bolinho de chuva da Dona Graça
 
Ela já nem pergunta. Quando vê um visitante entrar no piquete em dia de chuva, tem certeza absoluta do que ele está procurando: bolinhos fritos com café. O aroma de canela e o carisma da cozinheira são ingredientes viciantes. Todas as tardes, das 16h às 18h, a patroa do piquete Lendas do Sul Maria da Graça Spíndola está pronta para receber novos amigos.
Por amor ao filho, Ruth mudou a vida de 80 excepcionais em 40 anos
Aprimora o repertório de mentiras em um jogo de truco
Jogar carta, seja canastra ou truco argentino, é definitivamente um dos "esportes" preferidos do público dos galpões. No Piquete Manotaço, a técnica em enfermagem Giana Gouvea passa horas na jogatina:


— Não vale dinheiro, nada, é só para divertir e para aprimorar a mentira mesmo — diz a prenda, que não sabe jogar, mas faz de conta.
No silêncio e sem a pressa do relógio: como é viver em outro ritmo na Capital
Sorve um bom mate e joga conversa fora
Se têm algo que todos os galpões compartilham é o amargo. Chegar de manso e pedir um mate pode ser uma boa desculpa para iniciar uma prosa e sair "faixa" do patrão.
— O piquete está sempre disponível para receber amigos. Quem tem medo da chuva vai fazer churrasco na sacada e jogar bolita no carpete. Quem quiser experimentar um pouco da nossa tradição, abrimos a nossa porteira — afirma o chefe da campeira do Piquete dos Xucros Gilberto Pedro Gerevini.



SERVIÇO DO DESFILE
- Data: 20 de setembro
-Horário: 8h30min.
-Local: Av. Edvaldo Pereira Paiva.
-Ordem: Desfiles Cívico, Temático e Tradicional.
-Tema: O Campeirismo Gaúcho e a sua Importância Social e Cultural — Os 180 anos da Revolução Farroupilha.
-Público esperado: 15 mil pessoas.

Leia todas as notícias sobre a Semana Farroupilha

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com