Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

13 de setembro de 2015

Teatro de fantoches retrata a cultura gaúcha

 

13/09/2015 10:22:24

Foto: Maia Rubim/PMPA
Trabalho é direcionado a crianças com idade entre 7 e 11 anos

Trabalho é direcionado a crianças com idade entre 7 e 11 anos

Os projetos culturais apresentados pelas entidades acampadas no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) têm proporcionado ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da tradição e da cultura gaúcha, por meio de atividades diferenciadas e criativas. O Piquete Crioulo Menna Quevedo têm se destacado, especialmente entre as crianças, por desenvolver um projeto com teatro de fantoches. Um grupo de dez integrantes da patronagem participa da elaboração e apresentação da atividade. "Não somos profissionais da área artística ou do ensino, mas pesquisamos e nos esforçamos muito para apresentar algo que cative e prenda a atenção das crianças, para se interessarem mais pela nossa tradição", explica a agregada da guaiaca (tesoureira) do piquete, Cleonice Bitencourt.
 
O grupo faz uma encenação da peça para a avaliação oficial, mas, pela procura de diversas escolas, passaram a apresentar mais vezes o seu teatro de fantoches. O trabalho é direcionado a crianças com idade entre 7 e 11 anos, de escolas municipais localizadas em comunidades carentes da Capital. Este ano, ainda atenderão um lar que trabalha com pessoas portadoras de necessidades especiais. Além do teatro, recebem a todos com almoço, conforme conta Naura Soares, responsável pelo departamento cultural do piquete. "Fizemos tudo com tanto esforço, porque nossa maior recompensa é vermos a alegria com a qual interagem durante a peça. Perceber os seus olhinhos brilhando é muito bom", confessa.
 
Para Cleonice, o diferencial do piquete é a união de seus integrantes. Com 25 anos de fundação, inicialmente formado pela família Menna Quevedo, hoje agregam muitos amigos e todos participam ativamente, reunindo-se, semanalmente, nos meses em que se aproximam do evento. "Com o apoio de todos, conseguimos realizar esta e outras atividades. Somos os pioneiros no teatro de fantoches. Já fomos premiados na avaliação cultural dessa atividade e ainda pela nossa apresentação no desfile temático", lembra.
 
Este ano, a apresentação oficial do teatro de fantoches será nesta terça-feira, 15, a partir das 15h. Durante a semana, ainda haverá oficinas de chimarrão no piquete, que fica no lote 3. Para informações sobre toda a programação dos projetos culturais das entidades acampadas no Harmonia, basta procurar a Fundação Cultural Gaúcha, junto à administração central do parque.


/acampamento_farroupilha

Texto de: Adriana Corrêa (estagiária)/Supervisão Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com