Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de setembro de 2015

Teatro de fantoches retrata a cultura gaúcha

 

13/09/2015 10:22:24

Foto: Maia Rubim/PMPA
Trabalho é direcionado a crianças com idade entre 7 e 11 anos

Trabalho é direcionado a crianças com idade entre 7 e 11 anos

Os projetos culturais apresentados pelas entidades acampadas no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) têm proporcionado ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da tradição e da cultura gaúcha, por meio de atividades diferenciadas e criativas. O Piquete Crioulo Menna Quevedo têm se destacado, especialmente entre as crianças, por desenvolver um projeto com teatro de fantoches. Um grupo de dez integrantes da patronagem participa da elaboração e apresentação da atividade. "Não somos profissionais da área artística ou do ensino, mas pesquisamos e nos esforçamos muito para apresentar algo que cative e prenda a atenção das crianças, para se interessarem mais pela nossa tradição", explica a agregada da guaiaca (tesoureira) do piquete, Cleonice Bitencourt.
 
O grupo faz uma encenação da peça para a avaliação oficial, mas, pela procura de diversas escolas, passaram a apresentar mais vezes o seu teatro de fantoches. O trabalho é direcionado a crianças com idade entre 7 e 11 anos, de escolas municipais localizadas em comunidades carentes da Capital. Este ano, ainda atenderão um lar que trabalha com pessoas portadoras de necessidades especiais. Além do teatro, recebem a todos com almoço, conforme conta Naura Soares, responsável pelo departamento cultural do piquete. "Fizemos tudo com tanto esforço, porque nossa maior recompensa é vermos a alegria com a qual interagem durante a peça. Perceber os seus olhinhos brilhando é muito bom", confessa.
 
Para Cleonice, o diferencial do piquete é a união de seus integrantes. Com 25 anos de fundação, inicialmente formado pela família Menna Quevedo, hoje agregam muitos amigos e todos participam ativamente, reunindo-se, semanalmente, nos meses em que se aproximam do evento. "Com o apoio de todos, conseguimos realizar esta e outras atividades. Somos os pioneiros no teatro de fantoches. Já fomos premiados na avaliação cultural dessa atividade e ainda pela nossa apresentação no desfile temático", lembra.
 
Este ano, a apresentação oficial do teatro de fantoches será nesta terça-feira, 15, a partir das 15h. Durante a semana, ainda haverá oficinas de chimarrão no piquete, que fica no lote 3. Para informações sobre toda a programação dos projetos culturais das entidades acampadas no Harmonia, basta procurar a Fundação Cultural Gaúcha, junto à administração central do parque.


/acampamento_farroupilha

Texto de: Adriana Corrêa (estagiária)/Supervisão Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com