Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de setembro de 2015

Acampamento Farroupilha: abertura oficial será nesta segunda

Foto: Betina Carcuchinski/PMPA
Público contará com programação diversificada
Público contará com programação diversificada
A abertura oficial do Acampamento Farroupilha será nesta segunda-feira, 7, às 18h, com a chegada da Chama Crioula. São esperadas mais de 1 milhão de pessoas. Concursos, apresentações musicais de nomes consagrados do tradicionalismo e de invernadas artísticas de CTGs também estão na programação. Outro destaque é a realização da Ciranda Escolar, uma oportunidade de aproximar estudantes das escolas públicas e privadas da cultura rio-grandense. Todas as informações estão no Site do Acampamento.

Entre as novidades deste ano está a Rua do Baile onde estão localizados os piquetes que promovem bailes abertos ao público, durante o acampamento. Os bailes vão contar com a segurança 24h da Brigada Militar. Outra novidade é um mirante com seis metros de altura, onde os visitantes poderão apreciar a vista panorâmica de todo o acampamento.

(Veja aqui a Programação Cultural)

Programação Campeira - A programação campeira vai acontecer nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). Para todas as modalidades, será pedido o cartão tradicionalista em dia. Para o Laço Patrão e Capataz, o cartão deverá estar em mãos. Todas as provas campeiras ocorrerão mediante regulamento e parâmetros do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

(Veja aqui a Programação Campeira)
Turismo de Galpão - O projeto Turismo de Galpão, que desde 2013 tem oferecido oficinas de aprendizagem sobre a cultura gaúcha, entra em sua quarta edição. Ao longo do evento estará disponível um cardápio de 100 atividades para conhecer e aprender, de forma criativa, a história, as tradições, os hábitos e a culinária típica do Rio Grande do Sul. As oficinas serão oferecidas diariamente durante o evento, entre 11h e 19h, no ambiente simples e rústico de 40 piquetes tradicionalistas parceiros do projeto que é uma iniciativa das secretarias de Turismo (SMTUR) e da Cultura (SMC), da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.

(Veja aqui mais informações e a programação do Turismo de Galpão)

Para viabilizar o Acampamento Farroupilha a prefeitura, através de diversas secretarias e órgão realizou uma série de obras e serviços.

Limpeza – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizará a coleta dos resíduos domiciliares (rejeito e orgânico) e recicláveis duas vezes ao dia ao longo de todo o acampamento (7 a 20 de setembro). Equipes do DMLU passarão pelos piquetes recolhendo os resíduos separadamente, bem como limpando os 30 latões distribuídos pelo local, para resíduos gerados pelos visitantes. São 15 latões de recicláveis e 15 de domiciliar distribuídos aos pares pelo espaço do evento. Além disso, equipe de 65 garis, 30 no turno do dia e 35 no turno na noite, farão a limpeza e manutenção de forma permanente.

Esgotos Pluviais – O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) executou a limpeza das redes de drenagem e mais de 60 grades farroupilha, localizadas no Parque Harmonia. A limpeza foi realizada de 15 a 28 de agosto.

Meio Ambiente – A Secretaria Municipal do Meio ambiente (Smam) realizou limpeza geral, poda em cerca de 30 árvores, remoção de seis árvores com risco. No convênio com o MTG, foram instaladas 30 novas churrasqueiras, ainda em 2014, além do cercamento da área de reserva do parque, próxima à pista de rodeios e recuperação do cercamento externo, como contrapartida pelo uso do parque.

Indústria e Comércio – A Secretaria da Produção, Indústria e Comércio (Smic) atua com a equipe de fiscalização para coibir a atuação de ambulantes no entorno do acampamento.

Água e esgotos – A Distrital Centro do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), nessa fase de instalação dos piquetes, disponibiliza pontos de acesso à água.

Fiscalização – A Coordenação Geral de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza fiscalização dos alimentos durante o evento.

Outros 
Serviços
Estacionamentos - Em 2015, serão cinco áreas de estacionamento durante a semana e seis áreas no final de semana. Os estacionamentos, administrados por uma empresa particular, terão o valor unitário de R$ 20 para carros e motos. O funcionamento será integral durante o evento. 

Atendimento médico - O posto de saúde do Acampamento Farroupilha funciona 24 horas com ambulatório, sala de atendimento de emergência e duas ambulâncias de atendimento básico. Casos mais graves são encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro. O posto fica ao lado do Centro de Eventos.

Internet - O público contará com os serviços de tecnologia e informação fornecidos pela Procempa. A companhia disponibilizará sinal wifi na Casa do Gaúcho, no Galpão da Secretaria Municipal da Cultura e em alguns pontos do parque.

Bancos - O Acampamento Farroupilha dispõe de caixas eletrônicos do banco Bradesco, localizado no Centro de Convivência. Na Piquete da Associação dos Servidores do Banrisul existe um Caixa do Banco.

Segurança - A Brigada Militar tem presença ostensiva no acampamento. A Polícia Civil instalou uma delegacia próxima ao Centro de Eventos. Equipes da Polícia Civil ficam de plantão 24 horas no posto. Além da Brigada Militar e Polícia Civil, tem presença permanente no parque uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Comércio - A Feira de Artesanato do Acampamento Farroupilha está localizada ao lado do Centro de Eventos, próxima à Fazendinha, onde ocorrem as provas campeiras. A Feira possui mais de 60 estandes que vendem produtos gauchescos, como artesanato, vestimentas, utilidades para o lar, móveis e lazer. Para oferecer melhor conforto para os visitantes e participantes, os corredores possuem piso de madeira.

Alimentação - A festa tradicionalista deste ano mantém as novidades dos anos anteriores. Dentre elas está uma picanharia, uma chopperia e um café campeiro que será vendido na padaria do parque. A praça de alimentação será voltada para a tradição e disponibilizará mais iguarias da culinária campeira. Padaria, açougue, revendas de gelo, lenha e carvão, depósito de bebidas, churrascaria, restaurantes típicos e de frutos do mar. A praça terá estandes que venderão peixe, entrevero (sanduíche com carne de churrasco), pastel de carrera, frutas com chocolate e produtos coloniais, como queijo, salame, pão, cucas e doces típicos gaúchos.

Transporte - Linhas de ônibus para chegar ao Acampamento Farroupilha no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho:

Sentido Centro-bairro
Origem: Centro

C1 – Circular Centro
C4 – Balada Segura
176 - Serraria/Rodoviária
178 - Praia de Belas
180 - Diário
188 - Assunção
244 - Santa Teresa
2441 - Santa Teresa/Mariano de Matos
255 - Caldre Fião
272 - Moradas da Hípica e derivadas
273 - Belém Novo/Hípica e derivadas
282 - Cruzeiro
2821- Pereira Passos
346 - São José
349 - São Caetano
360 - Ipê
376 - Herdeiros/ Esmeralda
394 - Mapa e derivadas
397 - Bonsucesso e derivadas
R32 - Rápida - Bonsucesso

Obs.: Na av. Borges de Medeiros, em frente ao IPE, há várias linhas provenientes da área central (terminais Borges e Salgado Filho) com destino à zona Sul.

Sentido bairro/Centro

Origem: Tristeza

110 - Restinga Nova Tristeza
11- Restinga Velha Tristeza
180 - Diário
188 - Assunção
Origem: Bairro Menino Deus/av Praia de Belas

178 - Praia de Belas
Origem: Protásio Alves

492 - Petrópolis/Sesc
Origem: av Ipiranga

T1 - Transversal 1
T1D - Direta

Obs.: Na av. Borges de Medeiros, em frente ao IPE, há várias linhas provenientes da zona Sul com destino à área Central (terminais Borges e Salgado Filho).

Outras informações no fone 156 e www.poatransporte.com.br.

/acampamento_farroupilha /cultura
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.