Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de setembro de 2015

Receita de rosquinha doce é ensinada em oficina

 
Foto: Divulgação/PMPA
Mais de 20 pessoas participaram da oficina na tarde desse sábado

Mais de 20 pessoas participaram da oficina na tarde desse sábado

No final da tarde desse sábado, 12, Maria de Fátima Silva abriu as porteiras do Piquete Rancho Costeiro para ensinar mais de 20 pessoas a fazer rosquinha doce. Um dos itens do café da tarde gaúcho foi o tema da oficina do projeto Turismo de Galpão.
 
Maria de Fátima contou sobre a história da rosquinha doce, vinda lá dos Estados Unidos. "A rosquinha é americana, mas veio parar aqui no Sul do Brasil", brincou. A receita fácil foi apresentada passo a passo aos participantes que olharam atentos, filmaram e fizeram perguntas. 
 
Enquanto preparava, Maria de Fátima ressaltou que não é preciso sovar muito a massa, pois ela atinge o ponto em seguida. E a farinha deve ser acrescentada aos poucos, até a massa chegar ao ponto. "O ponto é quando a massa já não gruda nem na mão e muito menos na superfície onde se esta sendo preparada", orientou. Os visitantes ficaram surpresos com a praticidade da receita e o curto tempo de preparo. 
 
Receita – Os ingredientes para a rosquinha doce são: 1kg de farinha de trigo; 1 pacote de fermento em pó; 1 ½ xicara de açúcar; 1 copo de leite; 2 colheres de margarina; 2 ovos inteiro; canela em pó e açúcar para polvilhar depois de pronto. Primeiramente, batem-se os ovos, o açúcar e margarina. Após, acrescenta-se a farinha aos poucos até a massa chegar ao ponto de não grudar. Depois, é só fazer os arcos e fritar em óleo não muito quente, se não ele ficará cru por dentro. 
 
Oficinas – O projeto Turismo de Galpão oferece atividades de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar, basta fazer as inscrições no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, espanhol e inglês. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. 
 


/acampamento_farroupilha

Texto de: Júlia Resende (estagiária) / Supervisão: Eliana Zarpelon
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com