Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de setembro de 2015

Técnicas para afiar faca são ensinadas em oficina

Foto: Divulgação/PMPA
Atividade faz parte da programação do projeto Turismo de Galpão

Atividade faz parte da programação do projeto Turismo de Galpão

Para as atividades culinárias coloca-se a mão na massa, já na oficina deste sábado, 12, os participantes coloram a mão na faca. A oficina de afiação de faca com pedra faz parte da programação do projeto Turismo de Galpão e ocorreu no Piquete Rancho do Tininho.  
 
O cuteleiro Leandro Riva ensinou as técnicas. Para contextualizar a afiação da faca, ele relembrou da época que os homens viviam em cavernas, onde então raspavam uma pedra na outra para ficar afiada. "Um item com tanta utilidade precisa sempre estar bem afiado", ressaltou. Foi mostrado na oficina que para afiar não basta ter uma pedra, mas saber a técnica para obter o resultado. Ele alertou que todo cuidado é pouco para ter segurança ao lidar com um instrumento tão perigoso. 
 
Riva exibiu no microscópio uma faca sem fio algum aos participantes e eles puderam observar o antes e depois da afiação da faca de cada um. O servidor público Tasso Rodrigues contou que se interessou muito pelo tema da oficina, por se tratar de um item indispensável que ele nunca conseguiu afiar direito. "Eu tinha dificuldades em afiar as minhas em casa, então resolvi participar da oficina, pois parece que a atividade foi feita para mim", confessou Rodrigues. 
 
Dica – As pedras que são utilizadas para afiar as facas precisam estar molhadas na hora da prática. O meio que lubrifica a pedra é a agua. Não se deve afiar com a pedra seca. Segundo Riva, a pedra molhada traz o melhor resultado para a afiação. O segredo é que a pedra esteja sempre plana, para evitar que tire ainda mais o fio da faca. 
 
Oficinas – O projeto Turismo de Galpão oferece atividades de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar basta fazer as inscrições no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10 às 22h, em guias impressos em português, espanhol e inglês. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. 
 


/acampamento_farroupilha /cultura /turismo

Texto de: Júlia Resende (estagiária) / Supervisão: Eliana Zarpelon
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com