O CTG Laço da Querência abriu as porteiras do seu espaço no Acampamento   Farroupilha para ensinar aos inscritos na oficina de Pão Caseiro como preparar   essa que é uma das especiarias da culinária campeira.  A atividade ocorreu   na tarde desta quarta-feira, 16, e faz parte da programação do Turismo de   Galpão. 
  No comando dos ingredientes e do fogão, Zeli de Castro Moreira mostrou   todos os passos da sua receita de pão caseiro. Zeli iniciou preparando o   fermento, misturando uma colher de sopa de açúcar, a mesma medida de fermento   biológico e um copo de água morna. "Agora é esperar crescer e enquanto isso   fazer a massa", concluiu. Em uma vasilha, a cozinheira misturou um quilo de   farinha de trigo, três colheres de sopa de açúcar e meia colher de sopa de sal.   Depois, ela adicionou quatro colheres de sopa de óleo, um ovo e o fermento. Por   fim, acrescentou dois copos de água. "Essa é a parte mais delicada, tem que   colocar a água aos poucos e verificando o ponto da massa". O próximo passo foi   sovar a mistura. "Depois da massa sovada, deixo descansar por duas horas e   coloco no forno para assar", destacou. Os pães ficam no forno por cerca de 30   minutos.
  Atenta às dicas da cozinheira, a porto-alegrense Fernanda Caldeira de   Andrada Poersch aprovou a atividade. "Tinha noção da receita, mas não sabia os   detalhes. Agora já posso fazer em casa", comentou. Os ingleses Nick Wiltsher e   Tasia Seratton, que já haviam participado de uma oficina de chimarrão,   retornaram ao Acampamento Farroupilha para conhecer a gastronomia gaúcha.    "Já havíamos comido esse tipo de pão, e agora aprendemos como fazê-lo",   disse Wiltsher. Tasia confirmou que se arriscará a preparar o pão em casa.
  Doces  Também na tarde desta quarta-feira, o Piquete   Ranchão Tradição apresentou doces da culinária gaúcha. Na atividade, os   participantes conheceram e degustaram quatro sobremesas: ambrosia, arroz de   leite, doce de abóbora e sagu. As iguarias foram feitas pela doceira de Pelotas   Alice Rosane Silva Soares, que revelou seus segredos para preparar os doces.   "Para a abóbora ficar firme, coloco um pouquinho de cal virgem e de molho por   uma hora e depois retiro todo o cal", explica. Já para a ambrosia, a doceira   inicia fervendo o leite e acrescenta suco de laranja para talhar. O segredo do   arroz de leite é não deixar secar. Para a mineira Luziglia Borges, a dica da   receita de sagu foi a mais surpreendente. "Não sabia essa técnica de colocar as   bolinhas de molho por três horas com água fervente e depois lavá-las para tirar   a goma", comentou.
  Oficinas  O projeto Turismo de Galpão oferece atividades   de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar basta fazer as   inscrições no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à   entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do   Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das   10h às 22h, em guias impressos em português, espanhol e inglês. Outra opção é   consultar antecipadamente o portal   www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa   das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista   e da Fundação Cultural Gaúcha.  
/acampamento_farroupilha
Texto de:   Cristiane Serra
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos   textos, desde que a fonte seja citada.
Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura   
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter   Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog   Conselho   POA:http://cmcpoa.blogspot.com
 
 
 
