Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de setembro de 2015

Tarde gastronômica no Turismo de Galpão

O CTG Laço da Querência abriu as porteiras do seu espaço no Acampamento Farroupilha para ensinar aos inscritos na oficina de Pão Caseiro como preparar essa que é uma das especiarias da culinária campeira.  A atividade ocorreu na tarde desta quarta-feira, 16, e faz parte da programação do Turismo de Galpão. 
 
No comando dos ingredientes e do fogão, Zeli de Castro Moreira mostrou todos os passos da sua receita de pão caseiro. Zeli iniciou preparando o fermento, misturando uma colher de sopa de açúcar, a mesma medida de fermento biológico e um copo de água morna. "Agora é esperar crescer e enquanto isso fazer a massa", concluiu. Em uma vasilha, a cozinheira misturou um quilo de farinha de trigo, três colheres de sopa de açúcar e meia colher de sopa de sal. Depois, ela adicionou quatro colheres de sopa de óleo, um ovo e o fermento. Por fim, acrescentou dois copos de água. "Essa é a parte mais delicada, tem que colocar a água aos poucos e verificando o ponto da massa". O próximo passo foi sovar a mistura. "Depois da massa sovada, deixo descansar por duas horas e coloco no forno para assar", destacou. Os pães ficam no forno por cerca de 30 minutos.
 
Atenta às dicas da cozinheira, a porto-alegrense Fernanda Caldeira de Andrada Poersch aprovou a atividade. "Tinha noção da receita, mas não sabia os detalhes. Agora já posso fazer em casa", comentou. Os ingleses Nick Wiltsher e Tasia Seratton, que já haviam participado de uma oficina de chimarrão, retornaram ao Acampamento Farroupilha para conhecer a gastronomia gaúcha.  "Já havíamos comido esse tipo de pão, e agora aprendemos como fazê-lo", disse Wiltsher. Tasia confirmou que se arriscará a preparar o pão em casa.
 
Doces – Também na tarde desta quarta-feira, o Piquete Ranchão Tradição apresentou doces da culinária gaúcha. Na atividade, os participantes conheceram e degustaram quatro sobremesas: ambrosia, arroz de leite, doce de abóbora e sagu. As iguarias foram feitas pela doceira de Pelotas Alice Rosane Silva Soares, que revelou seus segredos para preparar os doces. "Para a abóbora ficar firme, coloco um pouquinho de cal virgem e de molho por uma hora e depois retiro todo o cal", explica. Já para a ambrosia, a doceira inicia fervendo o leite e acrescenta suco de laranja para talhar. O segredo do arroz de leite é não deixar secar. Para a mineira Luziglia Borges, a dica da receita de sagu foi a mais surpreendente. "Não sabia essa técnica de colocar as bolinhas de molho por três horas com água fervente e depois lavá-las para tirar a goma", comentou.
 
Oficinas – O projeto Turismo de Galpão oferece atividades de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar basta fazer as inscrições no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, espanhol e inglês. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.  


/acampamento_farroupilha

Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com