Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

7 de setembro de 2015

Paulista aprende a fazer churrasco gaúcho no Turismo de Galpão

Foto: Divulgação/PMPA
Leandro Maciel aprendeu a espetar costela com o patrão do CTG Tropa Gaúcha
Leandro Maciel aprendeu a espetar costela com o patrão do CTG Tropa Gaúcha
Foto: Divulgação/PMPA
Oficina no Acampamento Farroupilha, integra projeto Turismo de Galpão
Oficina no Acampamento Farroupilha, integra projeto Turismo de Galpão
Entre os motivos que levaram o jovem Leandro Cardoso Maciel, de São Paulo, capital, a fazer a oficina de churrasco do projeto Turismo de Galpão, realizada no Acampamento Farroupilha pelo piquete Tropa Gaúcha, foi conhecer melhor os tipos e cortes de carne e o tempero usado na receita original desta especialidade que é original do Rio Grande do Sul. Outra motivação, foi se aproximar ainda mais da cultura e dos costumes locais, uma vez que deve se mudar para Porto Alegre nos próximos meses para casar com uma gaúcha que, aliás, é de uma família que cultua as tradições da terra.

Nada melhor do que conhecer a festa gauchesca que acontece no Parque Harmonia e colocar literalmente as mãos na carne e no sal grosso e aprender a lidar com os espetos. “Sei fazer churrasco na grelha, agora aprendi como segurar a carne para espetar”, disse Leandro, que sentiu seu maior desafio ao manusear o espeto em uma costela. Outra novidade foi a dica de usar sal grosso sem esfregá-lo na carne. “Usava sal fino e ainda esfregava bem na carne antes de grelhar”, lembrou.

O churrasco feito por Leandro sob a orientação do patrão do Tropa Gaúcha, Aloísio Rodrigues Gonçalves, que ministra a oficina, incluiu diferentes tipos de carne: além da costela, um vazio, um corte de ovelha e linguiça. Desde que realizam a oficina no projeto Turismo de Galpão, o patrão e a patroa Ângela Gonçalves não descuidam da segurança alimentar: todos os participantes usam avental customizado com o nome do piquete além de luvas e touca para garantir a higiene no manuseio da carne.

Embora já conheça Porto Alegre em função da namorada, esta foi a primeira experiência de Leandro no Acampamento Farroupilha. “Admiro o apego dos gaúchos às suas tradições, é uma demonstração de respeito à cultura e à própria história de seu povo", observou".

Informações - A próxima oficina de churrasco do piquete Tropa Gaúcha será no dia 13, às 11h. Interessados em aprender ou aperfeiçoar sua habilidade no preparo desta especialidade da culinária regional devem fazer sua inscrição no espaço do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho.

Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, inglês e espanhol. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info.

Nesta segunda-feira, feriado de 7 de Setembro, a programação começa às 11h com oficina de encilha de cavalo, e segue até 19h, quando haverá oficina de carreteiro. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.


/acampamento_farroupilha /cultura /turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.