Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de setembro de 2015

Oficina apresenta moagem de erva-mate à moda antiga

11/09/2015 14:11:38
Foto: Divulgação/PMPA
Equipamento, no Piquete Maragatos da Zona Sul, tem mais de 120 anos

Equipamento, no Piquete Maragatos da Zona Sul, tem mais de 120 anos

Com mais de 120 anos de existência, o soque de madeira para moer erva-mate chama a atenção de quem passa pelo Piquete Maragatos da Zona Sul, no lote 216 no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). É com essa máquina que o patrão da entidade, Oberon Dalbar Silva dos Santos, 62 anos, demonstra aos visitantes como era realizada a moagem de erva-mate antigamente. A atividade faz parte do cardápio de oficinas criativas ofertadas pelo projeto Turismo de Galpão, no Acampamento Farroupilha. 

Doada pela família Casagrande, de Fontoura Xavier, a peça está com o patrão há oito anos. "Todo mundo tem chimarrão, e eu quis ir por outro lado e mostrar como é preparada a erva-mate", conta. Santos recebe a erva-mate pronta para ser moída e garante que o produto é natural, sem conservante. "Ela é colhida e passa por um processo túnel de secagem, que já repica as folhas. A partir daí entra o meu trabalho", explica. 

No choco da peça, que tem capacidade para cinco quilos, o patrão coloca as folhas secas e liga o soque. O tempo de moagem determina a espessura da erva-mate, que pode ficar fina, média ou grossa. "Para um ou dois quilos são cerca de cinco minutos para deixar moída grossa, 10 minutos para média e a fina são 15 minutos", comenta. Santos ressalta, ainda, que o soque é ligado com energia elétrica, diferente de quando foi fabricado, quando era movida manualmente e depois com mecanismo que utilizava água para mover as peças. 

Turismo de Galpão - O Maragatos da Zona Sul está entre os 40 galpões parceiros do projeto Turismo de Galpão, que oferece oficinas de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. A próxima atividade do piquete será realizada no domingo, 13, às 15h.

Para participar basta fazer a inscrições do Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, inglês e espanhol. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info.

O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.

 


/acampamento_farroupilha /cultura /turismo

Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

 

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com