Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

15 de setembro de 2015

Oficina ensina a preparar doces da vovó

Sobremesas típicas do Rio Grande do Sul adoçaram a tarde desta terça-feira, 15, no Acampamento Farroupilha. O Piquete Galpão dos Amigos apresentou, em oficina do projeto Turismo de Galpão, doces tradicionais feitos por nossos antepassados. 
 
Paula Freitas, integrante do piquete, ensinou como preparar ambrosia de laranja, sagu de vinho e arroz de leite. Três dos doces mais conhecidos do Estado e que remetem à infância. "Quando os aromas dos ingredientes se misturam, nos fazem lembrar a casa da vó", comentou a instrutora. Para cada uma das iguarias, Paula tem um segredo. "A ambrosia eu começo pela calda", revelou. Já para o sagu a dica é desligar o fogo quando as bolinhas ainda estão brancas. "Quando esfriar elas ficarão transparentes", explicou. Para o arroz de leite, a dica é manter o fogo baixo e não deixar secar.
 
Para a participante Monnia Kremis Serdiuk, o arroz de leite foi o que mais agradou seu paladar. "Não sou muito do açúcar, e o arroz de leite ensinado na oficina não é tão doce", comentou. A leveza do prato foi outro ponto destacado por Monnia, que reproduzirá a receita em casa para seus netos. 
 
A próxima edição da atividade Tarde de Doces da Vovó ocorrerá na quinta-feira, 17, às 17h com releituras dos doces. "Faremos ambrosia com limão, sagu de suco de abacaxi e arroz de leite com leite de coco", contou Paula. 
 
Oficinas – O projeto Turismo de Galpão oferece atividades de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar, basta fazer as inscrições no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, espanhol e inglês. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. 
 


/acampamento_farroupilha /turismo

Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com