Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de setembro de 2015

Desfile Farroupilha comemora os 180 anos da Revolução

Foto: Joel Vargas/PMPA
Campeirismo gaúcho e sua importância cultural e social foi o tema de 2015

Campeirismo gaúcho e sua importância cultural e social foi o tema de 2015

Foto: Joel Vargas/PMPA
Autoridades acompanharam o tradicional festejo do 20 de Setembro

Autoridades acompanharam o tradicional festejo do 20 de Setembro

Milhares de pessoas passaram na manhã deste domingo, 20, pela avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira- Rio) para prestigiar o tradicional desfile cívico do 20 de Setembro. Neste ano, o festejo trouxe como tema O Campeirismo e os 180 anos da Revolução Farroupilha. O prefeito José Fortunati acompanhou o evento ao lado do governador do Estado, José Ivo Sartori, do vice;prefeito Sebastiao Melo, e do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris. (fotos)

Na abertura do desfile, centenas de lideranças comunitárias, integrantes do Orçamento Participativo de Porto Alegre (OP) entraram na avenida cultuando as tradições gaúchas e saudando os participantes da cerimônia. Entre as bandeiras empunhadas por eles, uma sobressaiu: "apontar as dificuldades e construir soluções e exercer a democracia participativa". Fortunati destacou a importância de cultivar, preservar e fortalecer as tradições gaúchas. "É uma demonstração do quanto nos orgulhamos de ser gaúchos. Devemos amar e cultuar esta tradição do Rio Grande, que nos dá força para continuarmos trabalhando por uma cidade, por um estado e por um país cada vez melhores", afirmou.

A Fundação Cultural Gaúcha e o Movimento Tradicionalista Gaúcho, responsáveis pela iniciativa, levaram para a avenida mais de mil voluntários, artistas amadores, distribuídos em dez invernadas, que apresentaram a teatralização do tema desta edição. Os voluntários integram Centros e Departamentos de Tradição Gaúcha (CTGs e DTGs), além de piquetes e grupos ligados ao tradicionalismo.

No total, dez coreógrafos, de cada uma das invernadas coordenaram, o espetáculo de teatro a céu aberto. A preparação parao desfile começou em março, com ensaios e a produção de elementos cênicos e figurinos. Pelo segundo ano consecutivo o desfile temático contou com música tema, composição e execução de Alexandre Brunetto e grupo. Na sequência, cerca de 800 cavalarias e 55 entidades tradicionalistas participaram do desfile cívico.

Tema do desfile - O tema de 2015  - O campeirismo gaúcho e sua importância social e cultural é de autoria de Fabiano Vencato, da 12ª Região Tradicionalista, e com relatoria de Iara Rott e Lucas Dayran Vieira. A proposta foi apresentada e aprovada no 63º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em Uruguaiana.

 



/20_de_setembro /acampamento_farroupilha

Texto de: Bibiana Barros
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com