“É um amor à própria tradição”, explica Jairo, 33 anos, que até então só conhecida assim, de perto e na prática, o fandango, que são as danças gaúchas de salão. Esta foi a primeira oficina de Turismo Criativo, que Andressa realizou. “Sempre admirei nossas tradições e queria reanimar isso em mim”, confessa a moça, que encontrou neste período em que se vive a festa farroupilha um momento de “sensibilização” em relação a sua própria origem. “Só tinha dançado o Pezinho quando era pequena”, admite Andressa
A apresentação da Invernada Juvenil incluiu, além do Pezinho e Chimarrita, as danças Quero-mana e Tatu de Castanha, esta criada por Paixão Cortes. Mas como, mesmo depois de praticarem os passos de duas delas os dois amigos e outros participantes da oficina não mostravam nenhuma intenção de deixar o ambiente hospitaleiro e alegre do piquete, foram presenteados com a vigorosa dança da Chula e também com uma demonstração de declamação.
A oficina de danças tradicionais do CTG Chimango terá nova edição no próximo sábado, 12, às 19h. Para participar basta fazer a inscrições do Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, inglês e espanhol. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info.
Neste domingo, a programação se inicia às 11h com oficina de churrasco, no piquete Tropa Gaúcha, e a exposição sobre Cavalo Crioulo e o Gaúcho, no DTG Cancela da Liberdade do Caixeiros Viajantes.
O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.
/acampamento_farroupilha /cultura /turismo
Texto de: Eliana
Zarpelon
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.