Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de setembro de 2015

Turistas aprendem a preparar chimarrão

Foto: Divulgação/PMPA
Atividade faz parte da programação do Turismo de Galpão

Atividade faz parte da programação do Turismo de Galpão

Visitando pela primeira vez Porto Alegre, o casal de mineiros Victor Neves de Lima e Gabriella Diogo Silveria aproveitou para conhecer a cultura gaúcha no Acampamento Farroupilha, na tarde desta quinta-feira, 17. Durante o passeio no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), a dupla aprendeu como preparar o chimarrão. A atividade faz parte da programação do Turismo de Galpão. 

 
O patrão do Piquete Tropa Gaúcha, Aloísio Rodrigues Gonçalves, ensinou como preparar a bebida popular entre os gaúchos. "É importante deixar a erva cevar", salientou. Gonçalves apresentou para os participantes dois tipos de erva-mate, uma mais suave e outra mais amarga. "Também podemos fazer o chimarrão misturando os dois tipos", comentou.
 
O casal aprovou a experiência vivenciada no Acampamento Farroupilha. "É uma ótima oportunidade não só de participar das oficinas, mas também de ter contato com quem cultiva a cultura", destacou Lima. Provando pela primeira vez o chimarrão, Gabriella gostou da bebida típica. "Minha mãe tem uma cuia em casa, mas nunca tinha tomado", contou.
 
O paulista Gilberto Florentino da Silva veio a Porto Alegre especialmente para conhecer o evento. "Quando descobri que acontecia este evento, adiei a passagem para setembro", comentou. Atento à explicação da oficina, Silva contou que irá preparar a bebida em casa. "Agora já sei como preparar e vou fazer lá para o pessoal", disse. O paulista disse, ainda, que fica até dia 21 de setembro, pois quer assistir o desfile do dia 20.
 
Oficinas – O projeto Turismo de Galpão oferece atividades de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar, basta fazer as inscrições no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10 às 22h, em guias impressos em português, espanhol e inglês. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. 
 
 
 
 
 


/acampamento_farroupilha /cultura /turismo

Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com