Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de setembro de 2015

Preparo de esponjas vegetais acontece em oficina no Acampamento

Foto: Divulgação/PMPA
Buchas tem diversas utilidades

Buchas tem diversas utilidades

O modo de preparar as esponjas vegetais, também conhecidas como buchas, foi tema de oficina na tarde desta quinta-feira, 17, no projeto Turismo de Galpão. O capataz do piquete Panela de Gancho, Valter Xavier dos Santos, ensinou sobre a colheita e o modo de preparo.

 
Segundo Xavier, essas buchas possuem diversas utilidades, como esponja de banho, esfregão para lavar louças, entre outras. Essa bucha vegetal é o fruto de uma trepadeira do tamanho de uma parreira. Ela só deve ser colhida quando está amarela, se colher na cor verde o fruto fica preto e não serve para o uso. Depois de colhida deve ser deixada no sol ou na sombra durante 15 dias.  As sementes podem ser plantadas entre setembro a novembro que em fevereiro já darão frutos.
 
"Após secar durante duas semanas, o modo de preparo dela é fácil", contou Xavier. A receita é colocar a esponja dentro de um balde com meio litro de água sanitária, mas antes se devem retirar as sementes. Para amaciar a bucha, a dica é colocar condicionador. 
 
Após ouvir todas as dicas e ensinamentos, os participantes receberam uma esponja feita pelo Xavier e algumas sementes. A engenheira Fernanda Caldeira afirmou que gostou muito da experiência e que espera voltar ano que vem ao Acampamento para mostrar as esponjas feitas por ela. 
 
Oficinas – O projeto Turismo de Galpão oferece atividades de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar, basta fazer as inscrições no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, espanhol e inglês. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.
 
 


/acampamento_farroupilha /turismo

Texto de: Júlia Resende (estagiária) / Supervisão: Eliana Zarpelon
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com