Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de setembro de 2015

Receita de Geleia de Pimenta é ensinada em oficina

Mais de 25 pessoas aprenderam na tarde desta sexta-feira, 11, a receita de geleia de pimenta. A atividade faz parte da programação do projeto Turismo de Galpão e foi ofertada no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Laço da Querência, no Acampamento Farroupilha. A oficina foi ministrada pelos integrantes dos Cooks Masculinos do Clube do Professor Gaúcho, Luiz Moroni e Marcos Porto.
A estudante de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pâmela Gabriele Silva Santos, já participou de uma oficina campeira esta semana e voltou para aprender essa geleia tão diferente. “É uma receita diferenciada por utilizar pimenta e que exige técnicas distintas, então eu vim para aprendê-las”, afirmou. 
Os ingredientes para o preparo da geleia são: 1kg de pimenta dedo de moça; 1kg de açúcar refinado; ½ copo de vinagre de maçã; 1 pacote de gelatina sem sabor. A utilização do vinagre de maçã faz com que o ardor da pimenta diminua. Moroni indicou que para cortar e retirar as sementes da pimenta deve-se usar luvas para evitar as queimaduras que podem ocorrer. “O modo de preparo é prático e rápido, o que mais leva tempo realmente é limpar as pimentas”, afirmou. 
Receita com frutas – A geleia de pimenta pode ser feita com frutas como manga, abacaxi, morango ou maçã descascada e sem caroço. O modo de preparo é simples, primeiramente a pimenta deve ser limpa, retirando a semente e os talos. Após ela deve ser triturada no liquidificador com as frutas, utilizando água no lugar do vinagre de maçã. Depois de liquidificados, levar ao fogo acrescentando 900g de açúcar, após ferver por 20 minutos mexendo sempre. Acrescentar a gelatina sem sabor dissolvida em três colheres de água fria, deixar ferver mais 10 minutos e por fim misturar o restante do açúcar. Logo após desligar deve-se retirar a espuma que fica em cima e deixar esfriar e está pronta a geleia. 
Turismo de Galpão - O projeto oferece oficinas de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. Para participar basta fazer a inscrições do Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, inglês e espanhol. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. 




/acampamento_farroupilha /cultura /turismo
Texto de: Júlia Resende (estagiária) / Supervisão: Eliana Zarpelon
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.