Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

7 de setembro de 2015

Jovens tradicionalistas buscam conhecer mais a cultura gaúcha

Embora ainda bem jovens, com idade entre 13 e 16 anos, as garotas Polyana Padilha de Oliveira e sua irmã Stephanie e a amiga Tamires Silva, todas de Porto Alegre, são antigas frequentadoras do Acampamento Farroupilha. Além disso, há quatro anos acampam no Parque Harmonia, onde se realiza o maior importante evento das tradições gaúchas, como integrantes do piquete Estrela, do bairro Vila Nova. Mesmo acostumadas com a movimentação do evento, participaram neste domingo, 6, de uma Caminhada Guiada do projeto Turismo de Galpão para conhecer um pouco mais as várias formas de manifestação de sua própria cultura.
Conduzidas por um guia de turismo da Secretaria Municipal de Turismo, percorreram a área central do acampamento, onde ouviram dados históricos e o ritual da Chama Crioula e conheceram o piquete Laços de Sangue, espaço singular por ocupar uma legítima casa de pau a piquete, feita de barro, reproduzindo habitações dos gaúchos nos séculos 18 e 19, onde estão reunidos, como num memorial, móveis, utensílios entre outros objetos da época. Passaram  pelo espaço conhecido como Fazendinha, que como diz o nome reproduz uma mini-fazenda com horta, cavalos e outros animais> Também conheceram o monumento ao payador Jayme Caetano Braun.
“Quero saber mais sobre nossa cultura e aprendi agora mais sobre a história do chimarrão e o preparo da erva-mate, que é o tema do projeto cultural que  estou trabalhando com uma colega em nosso piquete”, disse Tamires, muito atenta durante todo o percurso às informações do guia. As garotas também descobriram na Caminhada Orientada que o mirante instalado este ano na área do acampamento reproduz o mangrulho, palavra de origem espanhola usada pelos revolucionários de 1835 para nomimar a torre de madeira de onde podiam avistar no horizonte dos pampas a aproximação de visitantes, amigos ou inimigos.
Caminhadas Guiadas - As Caminhadas Guiadas terão novas edições dia 10, às 10h30 e 15h30, dia 12, às 10h30; dia 17, às 10h30 e 15h30; dia 19, às 10h30, e dia 20, às 11h. As inscrições devem ser feitas no espaço do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, inglês e espanhol


/acampamento_farroupilha /cultura /turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.