Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de setembro de 2015

Turismo de Galpão supera público em atividades com cultura gaúcha

Foto: Divulgação/PMPA
Jovens e adultos aprendem a jogar truco em oficina no acampamento

Jovens e adultos aprendem a jogar truco em oficina no acampamento

Foto: Divulgação/PMPA
Culinária gaúcha no Turismo de Galpão, como fazer a paçoca de pinhão

Culinária gaúcha no Turismo de Galpão, como fazer a paçoca de pinhão

Chegou a 27.411 o número de visitantes atendidos no Espaço de Hospitalidade do projeto Turismo de Galpão na edição deste ano do Acampamento Farroupilha, que se encerra neste domingo, 20. Este fluxo representa um aumento de 29%, em relação ao movimento registrado no evento em setembro do ano passado, quando foram atendidas 21.260 pessoas. Do público total, 12.762 pessoas eram moradores da Capital, 8.540 de outras 46 cidades gaúchas, 5.488 turistas de outros 18 estados brasileiros e 711 visitantes estrangeiros de 21 diferentes países como Ucrânia, Japão, Índia, Haiti, Chile, Peru, Gambia, Portugal, México, China, Itália e Inglaterra. 
 
Atendido por recepcionistas bilíngues, o Espaço de Hospitalidade foi o centro de referência para as pessoas interessadas na proposta do Turismo de Galpão de oferecer oficinas de vivência com a cultura gaúcha em 40 galpões de piquetes tradicionalistas parceiros do projeto, nas Caminhadas Guiadas, nas atividades do próprio galpão do projeto e também em informações da cidade e do evento.
 
Também cresceu o público que participou diretamente das atividades de interação com a cultura e as tradições gaúchas seja nos piquetes, nas caminhadas orientadas com visita a galpões ou no Espaço de Hospitalidade onde o projeto era apresentado acompanhado de oficinas de dança, entre outras. Nos 16 dias de Acampamento Farroupilha, foram 1.258 pessoas participantes, número 14% superior ao de 2014. Somente nos galpões de entidades tradicionalistas parceiras do Turismo de Galpão foram oferecidas 100 oficinas de aprendizagem sobre comidas regionais, como churrasco, carreteiro de charque e sobremesas, sobre lidas campeiras, como encilha e montaria de cavalo, forja e afiação de facas, sobre a história e lendas gaúchas e jogos, como o de truco.
 
Na avaliação do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, a receptividade crescente ao projeto, que é realizado desde 2013 no Acampamento Farroupilha, demonstra sua inovação. "Podemos afirmar que as oficinas e demais atividades do Turismo de Galpão são a maior experiência de Turismo Criativo no país em termos de volume de público", afirma Moraes, para quem os números alcançados este ano consolidam o projeto de forma definitiva.
 
O Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipal de Turismo, de Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. 
 


/acampamento_farroupilha

Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.