Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

4 de setembro de 2015

Às vésperas de receber visitantes, piquetes recebem bombeiros nesta sexta


Previsão é de que vistorias sejam realizadas nas 400 estruturas a partir das 8h

Por: Greyce Vargas
04/09/2015 - 05h47min
Às vésperas de receber visitantes, piquetes recebem bombeiros nesta sexta Greyce Vargas/Agência RBS
Foto: Greyce Vargas / Agência RBS
Na véspera do prazo final para montagem das estruturas do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, nenhum dos 400 piquetes foi vistoriado ainda. Um batalhão de bombeiros deve seguir para o parque nesta sexta, um dia antes de o evento começar a receber visitantes. A vistoria estava agendada para quinta, mas uma manifestação em frente à corporação teria impedido a saída dos responsáveis.
– Vai dar tempo. Não são dois ou três bombeiros apenas. São 20. Se tudo estiver de acordo com o regulamento, a permissão sai praticamente na hora. Se algo não estiver certo, eles terão de consertar na hora – apontou o comandante do 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, major Jeferson Ecco.
Com piquetes sendo montados, surge um novo Acampamento Farroupilha
Mesmo sem o documento que permite o funcionamento do acampamento, a prefeitura afirma que o parque já estará pronto para receber os visitantes a partir de amanhã.
– Está tudo instalado, sistema elétrico, hidráulico. O regulamento foi feito de acordo com o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) elaborado pelos bombeiros. Todo mundo cumpriu as regras para que eles possam emitir a documentação de liberação o quanto antes – garantiu o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, Giovani Tubino.
Por enquanto, em vez de música tradicionalista, o som de marteladas e serraria é o que toma conta do parque. A abertura oficial do Acampamento Farroupilha ocorre na segunda-feira, às 18h, com a chegada da Chama Crioula. No sábado, iniciam-se as oficinas organizadas por 40 piquetes e pelas secretarias de Cultura e Turismo. A estrutura do Turismo de Galpão, que deve receber os inscritos nas atividades, não tinha paredes e telhado um dia antes do início da programação.
– Vai ficar pronto a tempo. O prefeito virá conferir a finalização da montagem na sexta– disse Tubino.
Rua do baile agora é dentro do parque
Quem terminou o trabalho já colhe proveitos. Desde o início da semana, Cesar Duarte tem assado linguiças campeiras para matar a fome dos trabalhadores na Churrascaria do Gringo. Lojas de vestimentas e instrumentos regionalistas estavam com as portas abertas. É verdade que a maioria estava sem clientes, mas as vitrines pareciam chamar para dentro qualquer curioso que passasse por ali. Alguns, garantiu Tubino, já têm feito isso:
– No final de semana passado, isso aqui parecia que já estava funcionando de tanta gente que veio ver. Os montadores até fizeram churrasco.
Começa a montagem do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre
O mapa do Acampamento mudou de 2014 para este ano. Cerca de 40 estruturas ficavam “fora” do parque, próximo de onde ocorrem as obras da nova sede da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Por solicitação da Brigada Militar e da Polícia Civil, foi criada a Rua do Baile, que ficará atrás da pista de provas.
– Haverá segurança no local 24 horas por dia. Esses piquetes promovem os bailes abertos ao público mediante cobrança de ingresso. Há estruturas que podem receber até mil pessoas ao mesmo tempo – explicou o coordenador de Tradição e Folclore.
Nas outras áreas do parque, nada de baile público, apenas convidados e associados aos piquetes poderão entrar. A abertura oficial do evento está marcada para segunda-feira. A organização espera receber, de 7 a 20 de setembro, 1 milhão de pessoas.