À mesa, o café feito na chaleira de ferro é acompanhado por diversos alimentos tradicionais na alimentação dos gaúchos, que foram herdados das variadas etnias que compõem o caldeirão cultural do Rio Grande do Sul: o salame e a 'cueca virada', trazidos pelos italianos; o queijo, de origem holandesa; a cuca alemã, a 'nega maluca' dos africanos; a rosca de polvilho portuguesa, o bolo de milho dos índios.
O café de cambona é uma atração à parte na oficina. Na água aquecida na chaleira de ferro, suspensa em um braseiro, é adicionado o pó de café e, em seguida, mergulhado um tição de lenha com fogo. O coordenador cultural do espaço, Anderson Santos de Andrades, explica o modo de preparo peculiar da bebida. “Quando a chama apaga na água faz com que a borra do café vá para o fundo da chaleira”, conta.
Oficinas - As oficinas de Turismo de Galpão prosseguem diariamente, até às 19h, no Acampamento Farroupilha. A programação completa, que irá até o dia 20 de setembro, está disponível no Espaço da Hospitalidade, próximo à entrada principal do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), onde acontece a grande festa da cultura gaúcha, aberta aos visitantes. Outra opção é consultar o portal www.portoalegrecriativa.info.
/acampamento_farroupilha /cultura /turismo
Texto de:
Cristiane Serra
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.