Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

5 de setembro de 2015

Turismo de Galpão inicia oficinas da cultura gaúcha

Foto: Vanessa Silva/PMPA
Entre as opções, projeto oferece danças folclóricas no Acampamento Farroupilha
Entre as opções, projeto oferece danças folclóricas no Acampamento Farroupilha
O projeto Turismo de Galpão, que desde 2013 tem oferecido aos visitantes do Acampamento Farroupilha oficinas de aprendizagem sobre a cultura gaúcha, entra em sua quarta edição a partir deste sábado, 5, quando o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) receberá a grande festa gauchesca de 2015.

Ao longo do evento estará disponível um cardápio de 100 atividades para conhecer e aprender, de forma criativa, a história, as tradições, os hábitos e a culinária típica do Rio Grande do Sul. As oficinas serão oferecidas diariamente durante o evento, entre 11h e 19h, no ambiente simples e rústico de 40 piquetes tradicionalistas parceiros do projeto que é uma iniciativa das secretarias de Turismo (SMTUR) e da Cultura (SMC), da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.

As oficinas expressam de forma autêntica o conceito de Turismo Criativo, que é oferecer ao visitante uma vivência com a cultura do lugar que possibilite transformar sua viagem ou passeio em um aprendizado de coisas novas e singulares. Desta forma, o Turismo de Galpão busca potencializar o Acampamento Farroupilha e as manifestações da cultura gaúcha como produto turístico da Capital.

Oficinas – Só na área da culinária regional serão 16 oficinas diferentes. Neste primeiro fim de semana do Acampamento, por exemplo, em diferentes piquetes haverá oficinas culinárias de galinha caipira com massa e de churrasco, de café campeiro, café de cambona e de ambrosia. Ainda na gastronomia regional, durante o evento o visitante poderá conhecer a salga do charque e como usá-lo no arroz de carreteiro, aprender outros doces regionais como arroz de leite e o sagu, bolinho de chuva, entre outros. 

Importante elemento das tradições gaúchas, a faca será o tema central de uma oficina prática de afiação, assim como o chimarrão será apresentado em sua técnica, ritual e simbologia em oficinas de diferentes formatos que abordarão também a história e as lendas em torno da erva-mate. Uma minifazendinha vai ensinar como é a encilha de cavalos e também sua montaria, enquanto outros piquetes terão oficinas do jogo do truco, de tosquia de ovelha, apresentações de danças folclóricas, palestras sobre lendas e a história do Rio Grande do Sul, entre muitas outras opções. A grande maioria das atividades será gratuita, e algumas terão intérprete para inglês e espanhol. A programação completa do Turismo de Galpão pode ser acompanha pelo site www.portoalegrecriativa.info.

Informações - Todas as informações sobre a programação de oficinas estarão reunidas no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, onde o atendimento será diário, das 9h às 22h, por uma equipe de recepcionistas e intérpretes. Este espaço ocupa uma estrutura construída nos moldes de um galpão, próxima à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. O acesso é sinalizado por 40 placas indicativas na área do Acampamento. Neste local o visitante encontrará guias impressos em português, inglês e espanhol com todas as atividades, bem como informações turísticas da cidade e um grande mapa com a localização dos piquetes identificados com o selo Turismo de Galpão.

Caminhadas guiadas - Outra opção de aproximação e contato com as tradições gaúchas e o ambiente dos piquetes serão as Caminhadas Guiadas, com seis edições este ano. Os roteiros são orientados por um guia de turismo credenciado e percorrem o Parque Harmonia com paradas em piquetes do projeto Turismo de Galpão para visitação e atividades relacionadas à cultura regional. As inscrições também são feitas no Espaço de Hospitalidade do projeto, que será o ponto de partida das Caminhadas Guiadas. Elas ocorrerão dia 10, com saídas às 10h30 e às 15h30; dia 12, com saída às 10h30h; dia 17, com roteiros às 10h30 e às 15h30; dia 19, às 10h30 e dia 20, às 15h.

/acampamento_farroupilha /turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.