Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de setembro de 2013

Prefeito cumpre agenda no Acampamento Farroupilha

Foto: Luciano Lanes/PMPA
José Fortunati despacha do Galpão da Hospitalidade, no Parque Harmonia José Fortunati despacha do Galpão da Hospitalidade, no Parque Harmonia
Foto: Luciano Lanes/PMPA
Durante a tarde, prefeito visitou piquetes e conversou com o público Durante a tarde, prefeito visitou piquetes e conversou com o público
O prefeito José Fortunati transferiu o gabinete para o Acampamento Farroupilha na tarde desta segunda-feira, 9. Todos os compromissos da agenda foram realizados no Galpão da Hospitalidade, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). (fotos)
Fortunati realizou reuniões internas e também com visitantes, atendeu a imprensa, deu entrevistas e passeou pelo Harmonia para conhecer os piquetes e a infraestrutura montada no parque. O chefe do executivo destacou a importância de estar presente no Acampamento Farroupilha, que é o mais tradicional evento da cultura gaúcha no estado. “Durante esse período, o Harmonia passa a ser o centro das atenções do nosso estado. Temos aqui parcerias com vários CTGs, DTGs e piquetes, que mostram nossa cultura, nossa gastronomia, os costumes e o modo de viver do gaúcho ao longo do tempo. E a Prefeitura de Porto Alegre faz parte disso tudo. Nosso objetivo é valorizar e incentivar cada vez mais a nossa tradição”, afirmou o prefeito.
Os secretários municipais envolvidos na organização e realização do Acampamento Farroupilha e o presidente da Fundação Cultural Gaúcha do MTG, Erival Bertolini, assinaram convênio que trata de toda a estrutura do evento e do Desfile Temático, que ocorre no dia 19 de setembro. O documento estabelece o plano de trabalho com as responsabilidades e atribuições de cada instituição, define os recursos a serem repassados pelo município, a forma de prestação de contas e até detalhes como limpeza do parque e reparação de possíveis danos. “Nossa missão é utilizar bem esse espaço, cumprir com nossas tarefas, mas sempre com o compromisso de fazer isso preservando as tradições. Só assim, o Acampamento Farroupilha será sempre um sucesso”, disse Bertolini. Também participou da assinatura do convênio o presidente do CBTG, Manoelito Savaris.
O prefeito destacou a qualificação pela qual o evento vem passando nos últimos anos. “Nós demos um salto de qualidade e isso só foi possível graças à parceria que temos com a Fundação Cultural Gaúcha, com o MTG. A gente percebe claramente em termos de organização, segurança, limpeza, melhoria dos espaços, que o Acampamento Farroupilha está cada vez mais qualificado para representar muito bem a Capital, o estado e todos os gaúchos. Evoluímos sem prejudicar o que é mais importante aqui: a cultura e as tradições”, concluiu Fortunati.
Tradicionalismo – O Acampamento Farroupilha abriu oficialmente no sábado, 7. A previsão é de uma média de 70 mil visitantes até o dia 22 de setembro. Com entrada gratuita, o Acampamento tem 4 mil vagas de estacionamento ao custo de R$ 15, localizadas no entorno do parque. Alimentação típica do Rio Grande do Sul, lanches e brinquedos também fazem parte das atrações do evento. O parque oferece visitas guiadas a escolas. Somente no ano passado, 20 mil crianças da rede de ensino conheceram de perto as tradições gaúchas.
Acompanhe as notícias do Acampamento Farroupilha pelo endereço http://www2.portoalegre.rs.gov.br/acampamentofarroupilha/.



/acampamento_farroupilha /cultura /tradicionalismo
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.