Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de setembro de 2013

Oficina culinária resgata receita típica do inverno gaúcho

Foto: Vanessa Silva/PMPA
Receita de bolinho de chuva faz sucesso no programa Turismo de Galpão
Receita de bolinho de chuva faz sucesso no programa Turismo de Galpão
A receita é simples, mas sempre existe um segredo que faz a diferença. Foi o que mostrou a oficina de bolinho de chuva realizada nesta segunda-feira, 9, pelo piquete Lendas do Sul, dentro da programação do projeto Turismo de Galpão que acontece no Acampamento Farroupilha. No comando dos ingredientes e do fogão, Maria da Graça Carvalho Spíndola ensinou todos os passos da receita que ela aprendeu há mais de 40 anos e que é uma das mais tradicionais da culinária típica do inverno gaúcho. E não deixou se acrescentar algumas dicas: “a massa deve ficar firme, quase como um pão de ló; os bolinhos não devem ser largados em óleo muito quente e, para que a gordura não queime durante a fritura, colocar na frigideira um dente de alho com casca.”
 
Acostumada a receber grupos de amigos no piquete durante as edições anteriores do Acampamento Farroupilha, Maria da Graça está animada com a recepção de visitantes dentro do programa Turismo de Galpão. “As oficinas ampliam nosso contato com um público maior e isso é muito bom.”
 
Natural de Dom Pedrito, a bancária aposentada Ana Lucia Costeira, hoje moradora da Capital, não teve a preocupação de conhecer novidades no Acampamento e nas oficinas em que se inscreveu.  “Meu interesse é interagir, voltar às origens e aos tempos da minha infância”, afirmou Ana enquanto passava os bolinhos ainda quentes no açúcar com canela. A possibilidade de “colocar a mão na massa” na oficina culinária foi um atrativo a mais para ela. “É bem mais interessante do que só passar pelos piquetes sem poder conviver com este ambiente”, justificou Ana que. acompanhada de uma prima e da mãe, não perdeu tempo: menos de uma hora depois estava no 35 CTG para outra oficina, desta vez para conhecer a história e a confecção de um vestido de prenda.
 
A programação de oficinas e palestras do programa Turismo de Galpão prossegue até dia 22 de setembro. A programação está disponível no Galpão da Hopitalidade, no Acampamento Farroupilha, e no site www.portoalegre.travel. Inscrições devem ser feitas pelo e.mail turismodegalpao@gmail.com ou no Galpão da Hospitalidade.


/acampamento_farroupilha
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.