Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de setembro de 2013

Regras de convívio no Acampamento Farroupilha são rigorosas

Foto: Samuel Maciel/PMPA
Regulamento indica cuidados com segurança e disciplina nas unidades do acampamento
Regulamento indica cuidados com segurança e disciplina nas unidades do acampamento
O Acampamento Farroupilha caracteriza-se com uma pequena cidade e, como tal, tem regras rígidas a serem respeitadas. Para tanto, a Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, composta por 16 integrantes, entre secretarias municipais, Câmara Municipal, entidades tradicionalistas, Brigada Militar, Polícia Civil e OAB, produziu um código de conduta. 
 
Em seus 53 artigos, o regulamento traz regras de bom convívio, alertas para os cuidados dentro do parque e penalização para o acampado que descumpri-lo. “É importante ter um regramento, na medida em que as pessoas esquecem que o espaço do vizinho deve ser respeitado”, alerta o presidente da Comissão, Giovani Tubino. “Mas a atitude dentro do acampamento é importante, principalmente, por respeito ao visitante”, destaca.  
 
O regulamento indica cuidados com a segurança e disciplina em cada unidade do acampamento. Trata da proibição do comércio em cada piquete, e da limpeza de cada unidade. O trato e a circulação de animais também está previsto em um capítulo especial. O regramento também é rígido quando ao porte de facas, cujo uso está restrito em função da indumentária, sendo vedado durante shows e bailes. O horário de silêncio também deve ser respeitado por cada um dos 382 piqueteiros, que estão proibidos de tocar músicas  que não estejam identificadas com o regionalismo gaúcho. 
 
Aquele que desobedecer algum dos artigos do regulamento está sujeito a penalidades, que vão da advertência, passando pela suspensão temporária do direito de acampanhar, ou, até, a cassação do alvará e suspensão imediata das atividades. 


/acampamento_farroupilha
Texto de: Caren Mello
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.