Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

5 de setembro de 2013

Segurança do Acampamento Farroupilha está reforçada

Foto: Vanessa Silva/PMPA
Duas turmas diárias aprendem noções básicas de manejo de extintores Duas turmas diárias aprendem noções básicas de manejo de extintores
A segurança no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) é uma das prioridades do Acampamento Farroupilha na edição de 2013. Além dos postos das polícias Civil e Militar e do posto de saúde, com a disponibilização de duas ambulâncias de forma permanente no Parque, o acampamento terá, pela primeira vez a presença do Corpo de Bombeiros. A guarnição também contará com uma brigada socorrista, composta pelos próprios piqueteiros e que está sendo treinada para eventuais sinistros. “A estrutura dos piquetes e a rotina dos acampados é uma preocupação da organização, não só em relação a eles próprios mas, também, pelo elevado número de pessoas que circulam no parque durante o evento”, explicou o presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Giovani Tubino. (fotos)
 
O treinamento dos socorristas vem acontecendo durante toda a semana, com duas turmas diárias que aprendem noções básicas de manejo de extintores de incêndio, de sinalizações especiais e de organização interna dos galpões. No final do curso, as mais de 200 pessoas que passam pelo treino, ganharão um colete identificador e um certificado de socorrista. “Eu também estou fazendo o curso para que possa levar esses cuidados a outras pessoas”, destaca Tubino. O curso é uma parceria da Braskem e do Corpo de Bombeiros. 
 
Entre as orientações prestadas estão a instalação elétrica, que não deve apresentar elevado volume de fios e nem estar muito próxima à madeira do piquete, e a instalação de churrasqueiras com chaminés altas e sem estar próxima ao piquete vizinho. A localização do fogão campeiro também foi destacada, em função do superaquecimento.  
 


/acampamento_farroupilha
Texto de: Caren Mello
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.