Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

1 de outubro de 2013

Aldeia Charrua Polidoro é considerada Área de Interesse Cultural

Foto: Divulgação/PMPA
Demhab apresentou aos charruas o projeto desenvolvido para a área
Demhab apresentou aos charruas o projeto desenvolvido para a área
O projeto de Lei Complementar do Executivo 08/13 foi aprovado pelos vereadores na segunda-feira, 30, instituindo como Área de Interesse Cultural (AIC) os imóveis da Aldeia Indígena Charrua Polidoro, localizada na Estrada São Caetano, 2.004, região Extremo-Sul. Conforme o projeto, são destinados dois imóveis lindeiros à aldeia, os quais ficam caracterizados como um território próprio da etnia charrua, para que ali possam desenvolver seu modo tradicional de vida.
Na sexta-feira, 30, o arquiteto do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Raul Pilla, esteve na aldeia para apresentar o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) desenvolvido para a área. O estudo foi elaborado de acordo com as necessidades apontadas pelos charruas.
 
A aldeia, formada por nove famílias, além de unidades habitacionais, terá espaços para atividades culturais, área de produção agrícola, estação de tratamento de esgoto e espaço para a instalação de unidade de saúde. Com a aprovação do projeto de lei, o EVU será encaminhado para regularização nos diversos órgãos da prefeitura e, após isso, para a execução das obras.
 
indigenas
Texto de: Maria Inês dos Santos Mello
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.