Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

2 de outubro de 2013

Dia de votação e debates na 4ª Conferência Estadual de Cultura



O segundo dia da 4ª Conferência Estadual de Cultura encerrou com três plenárias simultâneas realizadas na noite dessa terça-feira (01) no Parque Histórico de Lajeado. Os Dirigentes Culturais dos municípios e  os Movimentos Sociais de Cultura fizeram suas Plenárias Estaduais. Ocorreu ainda o encontro do Espaço Livre de Auto-Organização.
Plenária aprova regimento. Foto: Pedro Revillion
Os cerca de 400 participantes da 4ª Conferência Estadual de Cultura iniciaram o dia com a aprovação do Regimento da Plenária Final que será realizada nessa quarta-feira (02).  Com o auditório da Univates  lotado os debates foram acalorados na definição dos critérios para a escolha dos delegados que representarão o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional em Brasília.
Secretário Adjunto Jéferson Assumção apresentou o Sistema Estadual de Cultura
Após a votação o secretário Adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, apresentou o painel sobre  a Implementação do Sistema Estadual e Nacional de Cultura. “Queremos um sistema vivo que tenha o olhar de cada cidadão do estado. Nosso próximo passo é enviar à Assembleia Legislativa o Plano Estadual de Cultura com grande conteúdo de projetos e ações”, explicou.
Assumção também falou sobre os planos para a Conferência Nacional. “ Vamos levar para Brasília uma visão muito madura de Sistema de Cultura com foco no desenvolvimento social e econômico do país por meio da cultura”, afirmou.
Grupos debateram os eixos temáticos
Em seguida os participantes se dividiram em grupos de discussão para debater os quatro eixos temáticos e os sub-eixos da conferência. Com os diretores e técnicos da Secretaria de Estado da Cultura como facilitadores os debates abordaram a Institucionalização de Territórios Criativos e Valorização do Patrimônio Cultural em Destinos Turísticos brasileiros para o Desenvolvimento local e regional; a Qualificação em Gestão, fomento financeiro e promoção de bens e serviços criativos nacionais no Brasil e no exterior; Fomento à criação/produção, difusão/distribuição/comercialização e consumo/fruição de bens e serviços criativos tendo como base as dimensões (econômica, social, ambiental e cultural) da sustentabilidade e o quatro eixo  sobre os Direitos autorais e conexos de arcabouço legal para a dinamização da econômica da cultura no Rio Grande do Sul.
O secretário de Estado da Cultura acompanhou um pouco de cada um dos debates comemorando o momento. “Vemos aqui a ação concreta da participação cidadã nas decisões que vão definir os caminhos para a cultura e as propostas a serem apresentadas nacionalmente, isto é muito gratificante”, disse.
No intervalo
Conferência como tema para os trovadores
Na hora do cafezinho Assis Brasil prestigiou os músicos Ari Fonseca e Gaudêncio Terra que improvisaram uma trova gaúcha tendo a Conferência como tema, um dos versos mais aplaudidos foi o de Gaudêncio :” viva as nossas diferenças que é o que nos torna iguais”.
Na quarta-feira (02) será realizada a plenária final da Conferência com a escolha dos delegados que vão participar da Conferência Nacional de 26 a 29 de novembro em Brasília.
A 4ª  Conferência é uma realizado da Secretaria de Estado da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, com apoio da Prefeitura de Lajeado e da Univates,. O encontro, sob o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional e Estadual de Cultura”. Veja a programação completa no site: www.cultura.rs.gov.br/conferecia
Conselho
Secretário Assis Brasil participou da reunião do Conselho Estadual de Cultura
O Conselho Estadual de Cultura aproveitou para interiorizar sua reunião ordinária que foi realizada no prédio da Univates e aberta aos produtores culturais e a comunidade de Lajeado. O secretário também acompanhou o encontro.

Texto: Asscom Sedac