Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

8 de outubro de 2013

Espetáculos mobilizam Orquestra Villa-Lobos

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Orquestra reúne naipes de flautas doces, cordas, teclado, percussão e voz
Orquestra reúne naipes de flautas doces, cordas, teclado, percussão e voz
A Orquestra Villa-Lobos, oriunda da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, participará, nesta terça-feira, 8, da 5ª Mostra de Teatro Infantil. O concerto, denominado Especial para Crianças, acontecerá no Teatro Renascença (avenida Erico Verissimo, 307), às 20h. A entrada é franca, mediante distribuição de senhas a partir das 19h.
A apresentação reunirá 45 jovens músicos - em naipes de flautas doces, cordas, teclado, percussão e voz - todos integrantes do programa de educação musical da Villa Lobos. No programa, composições de Heitor Villa-Lobos, Toquinho e Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Waldir Azevedo, João Bosco e Aldir Blanc, Ary Barroso, Gonzaguinha, Jorge Benjor, O Rappa, Lennon e McCartney, Adele, entre outros.
Já na quarta-feira, 9, o grupo seguirá para Dois Irmãos para o encerramento do projeto AgitAção, organizado pela ONG Cataventus. Há seis anos a parceria integra atividades para contribuir para a formação de nova consciência em instituições de ensino. Fazem parte da iniciativa ações e oficinas sobre educação ambiental, saúde bucal, reciclagem e contação de histórias para alunos e familiares. O show terá início às 15h30, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arno Nienow.
Orquestra - Há 21 anos promove inclusão social por meio da música na Vila Mapa, na periferia de Porto Alegre, tendo no currículo a produção de dois CDs: “O Trenzinho do Caipira“ (2002) e “Olhos Coloridos” (2008), além do livro “Orquestra Villa-Lobos – música que transforma” (2012). Também recebeu importantes honrarias: Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara Municipal; troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, pela Unesco/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho; certificação, pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, como iniciativa reconhecida pelo caráter inovador e impactante na vida da comunidade; o Prêmio Líderes & Vencedores 2009, pela Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul como destaque comunitário; certificação do Prêmio Itaú Unicef 2011 e menção especial do Prêmio Açorianos de Música 2012. Já realizou mais de mil apresentações para público superior a 250 mil pessoas.


/educacao /orquestra
Texto de: Juliane Guez
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.