Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

8 de outubro de 2013

GAÚCHOS BRILHAM EM PARIS

Foto 1(da esquerda para adireita) Marlene Pastro e Izabel L'Aryan rodeadas pela comunidade Portuguesa em paris
 foto 2: churrasco gaudério
foto3:a música popular do RGS e regional do RGS se encontram em paris:Ale e Michelle Vanzella e Marlene Pastro e Charles Arce
foto 4_Izabel L'Aryan se apresentando
foto 5:uma grande festa dia 20 de setembro

A arte musical gaúcha brilhou em Paris no '1º Festival Du Rio Grande do Sul de Paris'
De 17 a 21 de setembro, na capital cultural do planeta, Paris, França, o Rio Grande do Sul escreveu mais uma página bonita de sua história de integração. A Association Sol do Sul, nome que foi inspirado pela canção 'Céu, sol, sul', de Leonardo, com 10 anos em plagas européias, coordenada pela gaúcha Jaqueline Dreyer, promoveu o 1º Festival du Rio Grande do Sul de Paris. 
Dentro da programação do evento, que teve apoio e participação ativa do  SICOMRS-Sindicato dos Compositores e Intérpretes Musicais do Estado do RGS e da ABH-Associação Brasileira de Hotéis e Turismo, com participação e chancela da SETUR-RS, através da presença da Secretária  Abigail Pereira, e da SMTUR -Porto Alegre, também com a presença do Secretário Luis Fernando Moraes, além de Abdon Barretto Filho, da Associação Brasileira de Hotéis e Turismo,  nos debates de Turismo Criativo, dentro das conferências que ocorreram em mesas que receberam autoridades locais como Sylvie Canal(creativeparis.info) e Laurent Queige(Diretor do Gabinete de Jean-Bernard Bros).
Na abertura do Festival a comitiva gaúcha oficialmente recebida pelo Conselheiro na Câmara de Paris, Hermano Sanches Ruivo, na Mairie do  14º Arroundissement(prefeitura do 14º distrito de Paris: Montrouge.
A Associação Sol do Sul recebeu, de forma muito especial, uma delegação gaúcha que atravessou o atlântico com a missão de levar a nossa cultura e intercambiar experiências.  Com exposição de fotos, um recanto típico gaúcho, um atelier de músicas e danças gaúchas, artes plásticas, gastronomia, cinema, música, conferências sobre turismo criativo e sobre a troca de experiência das duas cidades chave: Porto Alegre e Paris, foram o ponto alto de uma realização inédita, que retoma o intercâmbio cultural, tão necessário para os povos.
O SICOMRS apostou e levou grandes talentos da música regional gaúcha: Izabel L'Aryan, Marlene Pastro e Charles Arce que encantaram os parisienses e a colônia brasileira em Paris e na Europa, com seu trabalho musical autoral  e cantando clássicos do regionalismo.  Também foi lançado em plagas européias, pelo SICOMRS, o primeiro songbook gaúcho, o livro 'Léguas de Milongas', de Airton Pimentel (Açorianos 2012- melhor compositor) sendo executadas canções do autor presentes nos cds encartados no livro, que é bilíngue, em espanhol e português, pelos 3 artistas da música que representaram o estado no Festival.
 Alle Vanzella, músico popular (revelação 2013 do Prêmio Açorianos de Música)que está em turnê pela  Europa, foi convidado pela Associação Sol do Sul e também agradou em cheio, integrado à comitiva da música.
A noite de 20 de setembro, com um momento iluminado, o Festival recebeu o grupo folclórico da comunidade portuguesa de Paris: Estrelas do Alto Minha Paris XIV, além do espetáculo musical dos gaúchos Izabel L'Aryan e Charles Arce, com a participação especial de Marlene Pastro, que fez espetáculo fantástico na noite anterior, e colimou numa bailanta  gaúcha em terra parisiense, denominada de 'Festa Farroupilha'.
Outro ponto importante foi a realização de um churrasco de confraternização, o primeiro por feito oficialmente por gaúchos na França, com oficina de preparo deste prato típico, coordenada pelo Embaixador do Churrasco, Mauro Abreu de Camargo, com auxílio do músico Charles Arce, foi  um dos pontos máximos e da sinalização do cumprimento de todos os objetivos do festival.

Relese do SICOMRS
Informações:site e facebook do '1º Festival Du Rio Grande do Sul de Paris'



---------------------------------------------COOPERMÚSICA   - SICOMRS
Izabel L'Aryan   Presidente
(Tel: (51) 3019.0727 /
*E-mail: izabelaryan@gmail.com/sicomrs@hotmail.com
ü Site: www.coopermusica.com.br